Categoria: Campanha de Conscientização
OUTUBRO ROSA
A campanha começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a
No mês de outubro acontece essa campanha Mundial e visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
"Proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama." (INCA- Instituto Nacional de Câncer)
SINTOMAS
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila
TRATAMENTO
MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA
De acordo com o INCA taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 13,84 óbitos/100.000 mulheres em 2018 As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas, com 14,76 e 14,64 óbitos/100.000 mulheres em 2018, respectivamente.
Na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, no período 2014-2018, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,5% do total de óbitos. Esse padrão é semelhante para as regiões brasileiras, com exceção da região Norte, onde os óbitos por câncer de mama ocupam o segundo lugar, com 13,2%. Os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram os do Sudeste (16,9%) e Centro-Oeste (16,7%), seguidos pelos Sul (15,4%) e Nordeste (15,23%)
A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia (Novo tecido).
CÂNCER COLO DE ÚTERO
Tumor maligno do colo do útero, a parte mais inferior do útero.
📌Tumor maligno da parte inferior do útero que pode ser prevenido por exame de Papanicolau e por uma vacina contra o HPV.
📌Rara
Casos por ano: menos de 150 mil (Brasil)
📌Requer um diagnóstico médico
📌Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem
📌Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado.
Sintoma
📌Requer um diagnóstico médico
📌Pode não haver sintomas. 📌Em alguns casos, pode ocorrer sangramento irregular ou dor.
📌Apenas para fins informativos. Consulte sua autoridade médica local para receber aconselhamento apropriado.
:
VACINA CONTRA HPV
"
O QUE É O HPV
(PAPILOMAVÍRUS HUMANO)?
Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais.
Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde
(Portal GOV)
TRANSMISSÃO
A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto
TIPOS DE CÂNCER JPG
O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer.
Existem 12 tipos identificados como de alto risco (HPVs tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59) que têm probabilidades maiores de persistirem e estarem associados a lesões pré-cancerígenas.
Fonte: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude#:~:text=A%20taxa%20de%20mortalidade%20por,mulheres%20em%202018%20%5B3%5D.
Comentários
Postar um comentário