Pular para o conteúdo principal

ABANDONOABUSOABORTO - INFÂNCIA ROUBADA

Categoria: Direitos Humanis

ABANDONO
ABUSO
ABORTO - INFÂNCIA ROUBADA


O assunto do momento foi o parecer favorável  a ação judicial para a realização do aborto de uma criancas,10anos, grávida de cinco meses. A menina era violada, abusada pelo "tio" desde os seis anos que culminou com esta gestação interrompida. Mas, o assunto tomou os noticiários e reacendeu os discursos sobre Aborto, um tema é  que dividiu opiniões e aflorou debates nas midias digitais entre os mais conservadores defensores do nascituro e os liberais contra abusos e defensores do aborto em caso de estupro. Porém vivemos num pais de terceiro mundo que anterior a essa pandemia ja estava enfrentando uma crise política desde as ultimas eleições de 2018, e afetava diretamente nas finanças nacionais. Mas, o quê  a politica e a economia tem haver com um fato de abuso/estupro de vulnerabil??

Muitas coisas, alias TUDO!

A política  dE  importantissima na vida das pessoas e direciona os rumos sociais, quanto a economia ela administra e equilibra as contas nacionais. Assim uma politica pautada num amparo social e uma economia voltada para uma balança  igualitária, possibilita que as famílias brasileiras tenham uma vida mais digna e com condições de manter e prover o bem-estar para seus familiares em especial suas crianças, sem ter a necessidade de abandona-las ou ter que deixa-las por horas sozinhas por conta do trabalho.

Contudo o quê vemos e acompanhamos desde 2016 e as vistas grossas para e a falta de investimento em
areas essenciais desde o antecessor presidencial de Bolsonaro, que já  vinha fazendo cortes e foi ampliado neste atual governo.
Foi preciso vir uma Pandemia viral para escancarar toda fragilidade social que o Brasil há  décadas empurrava pra debaixo do tapete!

Com base nesses fatores os pais e/ou responsáveis se veem na necessidade de reinventar-se laboral pra manter as despesas e a família, nessa ocasião são obrigados a ausentar-se de seu lar e por vezes deixar seus tesouros (filhos) com parentes ou alguém  pra cuidar. Quando por vezes num ocorre o caso de algumas famílias perderem sua renda a forma de sobrevivência e ter que abrir mão  da guarda de suas criancas, outro possível fator seria a falta de estrutura familiar: gravidez precoce e não planejada, vícios e etc...

Assim expõe nossas crianças à  constantes riscos e perdas de direitos. No caso do Estado como detentor do recolhimento dos impostos e responsável pela destinação, ou redistribuição em forma de investimento quando falha, afeta diretamente aos mais vulneráveis e desprovidos de capital. 
Ao Iniciar o texto com um fato: 
"A  menina de 10 anos estuprada pelo "tio" e que ganhou na justiça o direito de interromper uma gravidez NÃO  planejada e nem desejada."

Mas essa ação positiva da nossa justiça brasileira, deixou uma parcela conservadora da sociedade empolvorosa e indignada por ter que interromper a vida de um bebê "fruto" da violência sexual infantil.
Mas, a reflexão que fazemos é  a seguinte: 
Onde estavam essas pessoas durante os QUATRO anos de suscetíveis ABUSOS contra essa pequena vida indefesa, na época APENAS com 6 aninhos?
Como ninguém percebeu algum comportamento estranho da criança e desse "tio" que agia na surdina?
Cadê  os olhares atentos a esta criança que sofria calada, oprimida e violada?

Enfim, isso tudo podia ter sido evitado! Como?
Com olhares atentos!
Resguardando os Direitos previstos no ECA!
Com a participação ativa e acolhedora do Estado!
Se possível com a criação de uma rede acolhedor: Olhar Atento ao Direto da Vida Sem Abusos, onde pais, parentes e vizinhos são como elos de uma corrente, unidos em prol do bem estar e proteção  infanto-juvenil. O Estado entra como um patrocinador e oferta feramentas de amparo e auxilio para desenvolver esse projeto!
Se nós  pais devemos sair pra trabalhar, pra manter nossa família, se pagamos impostos. 
Temos por DIREITO para sermos resguardados e amparados, nossos filhos terem um local digno e seguro pra ficar!

Ah! Mas vão  falar da Pandemia que desde Março  ja ceifou mais 100 mil mortos e os protocolos de segurança e prevenção é 
FIQUE EM CASA!
Mantenha o distanciamento e isolamento social.
Infelizmente  nossos tesouros
são aprisionados
com monstros,
"papador" de criancinhas indefesas. 
O fato dessa garoto é  apenas mais um dado triste entre os centenas de milhares espalhados por todo Brasil à fora. Sim, devemos nos prevenir da covid-19, mas também nos mantermos em alerta constante, quando assunto é  o bem-estar e proteção das nossas próles (filhos)!!

🔹 Logo abaixo vou ilustrar o que falei com matéria publicadas com o assunto. 
Confira abaixo!!
👇👇👇👇

🔸 "Às vésperas do Dia Internacional das Crianças de de Rua, lembrado anualmente em 12 de abril, duas especialistas em direitos humanos das Nações Unidas falaram sobre a situação que atinge mais de 150 milhões de crianças de rua no mundo. Ambas lembraram aos governos que não há crianças descartáveis e que a vida de todas é importante. Elas cobraram mais investimentos para garantir o total acesso dessas crianças a direitos e serviços."
Leia em: Clique Aqui!

🔸 "Brasil tem 8,7 mil crianças e adolescentes à espera de uma família, enquanto 43,6 mil pessoas esperam para adotar. Perfil muito específico procurado pelos futuros pais, no entanto, dificulta o processo."
Leia em: Clique Aqui!

🔸 "Brasil tem 47 mil crianças em abrigos, mas só 7.300 podem ser adotadas
Burocracia e lentos trâmites judiciais fazem com que meninos e meninas demorem para encontrar uma família."
Leia em:  Clique Aqui!

🔸 "Milhões de meninas e meninas são vítimas da desigualdade que assola o país e diretamente prejudicados por políticas de retrocessos adotadas nos anos recentes e dias atuais. No Brasil, cerca de 33 milhões de crianças (61% do total) vivem na pobreza ou com privação de direitos; 1/4 das crianças e dos adolescentes do país (aproximadamente 13 milhões) não tem saneamento básico; 2,5 milhões estão fora da escola; 2,7 milhões em situação de trabalho infantil."
(Os dados aterrorizantes são do relatório
 “Child Rights Now" )

🔸 Relatório mostra que 40% das crianças no país vivem na pobreza
Levantamento da Fundação Abrinq reúne mais de 20 indicadores."
Leia em: Clique Aqui!

🔸 LEIA A MATERIA do @gazetadopovo

Número de famílias interessadas em adotar é 5,5 vezes maior que o de crianças abandonadas
Por Da Redação
[25/05/2018] 

Na data em que se comemora o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), depara-se com um número curioso: enquanto 8,7 mil crianças e adolescentes no Brasil esperam para ser adotadas, 43,6 mil cadastros de famílias interessadas integram o Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O número de candidatos a pais, portanto, é quase seis vezes maior que a quantidade de pequenos que aguardam um lar. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O que acontece, porém, é que a maioria dessas crianças e adolescentes #não #se #enquadra no #perfil #procurado pelos adotantes. Enquanto 29% dos pretendentes procuram por crianças de até 2 anos de idade e 49% querem adotar alguém na faixa dos 3 a 5, o maior contingente de pessoas à espera da adoção está na faixa de 6 a 10 anos (23%) e de 11 a 17 (50%). Essa última parcela, por exemplo, quando ocorre a chamada “adoção tardia”, é pretendida por apenas 3% dos cadastrados no CNA. 

Leia também: Iniciativa tenta facilitar a adoção de crianças mais velhas

A maioria dos interessados (64%) procura por crianças que não tenham irmãos. 58%, no entanto, dos menores abandonados se enquadram nesse perfil. E ainda que o sexo do pequeno seja indiferente para os futuros pais, a cor é outro fator que pesa nas fichas de interesse: 92% dos cadastrados optam por uma criança branca como primeira opção, enquanto 66% por pardas ou negras. 

Adoção à brasileira 

Por mais que Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) exija que pessoas interessadas em adotar estejam inscritas no CNA, é relativamente comum se deparar com casos de adoção irregular, conhecidos como “adoção à brasileira”. 

Nesses casos, os adotantes registram a criança como filho biológico. Os motivos são vários, e podem ir de evitar o tempo de um processo formal de adoção, que pode demorar mais do que o esperado, ao fato de a família adotiva já manter um relacionamento próximo com a mãe que não deseja cuidar do bebê. 

Ocorre que adotar uma criança à margem dos trâmites legais é atitude que pode resultar em condenação judicial. Em janeiro, por exemplo, um casal de Curitiba, após ser processado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), foi condenado a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais coletivos por conta da prática. O valor deve ser destinado ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente para ser empregado em ações de conscientização à adoção legal. 

Esse tipo de entendimento, contudo, não está pacificado na Justiça brasileira. Recentemente, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) concedeu perdão judicial a um casal que fez adoção à brasileira. Nesse caso específico, eles foram condenados criminalmente 2 anos e 7 meses de detenção, por falsificação de documento público e pelo crime de “parto suposto”. Segundo o Código Penal: 

#Art. 242 - Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil: 

Pena - reclusão, de dois a seis anos. 

O mesmo artigo da lei, entretanto, traz que se o crime for praticado por motivo de “reconhecida nobreza” a pena pode ser reduzida para detenção de um a dois anos ou o juiz pode deixar de aplicá-la. 

"Em tais situações, terceira pessoa movida por elevados fins altruísticos se oferece, espontaneamente e com a concordância dos pais, para registrar a criança como se filha sua fosse, a fim de propiciar-lhe uma vida digna", explicou o desembargador Itaney Francisco Campos, relator do caso goiano. 

Processo facilitado 

Ainda que a estrutura do Judiciário brasileiro precise de incrementação no setor da Infância e Adolescência, a legislação tem buscado avançar a fim de facilitar o processo de adoção. Em novembro de 2017, foi promulgada a Lei 13.509/2017, que alterou o ECA. 

Dentre as novidades, a lei limitou a 120 dias o prazo máximo para a conclusão da habilitação à adoção, podendo ser prorrogado por igual período se houver decisão judicial. O estágio de convivência, por sua vez, deve ter duração máxima de 90 dias nos casos de adoção internacional e de 30 a 45 dias quando o adotante residir no exterior. 

A nova lei também formalizou o apadrinhamento, serviço voluntário de apoio à criança e ao adolescente, também para pessoas jurídicas. 

🔹 Históricodo abandono 

No Brasil, os primeiros abrigos, antigamente conhecidos como orfanatos, foram criados no início do século XX, como alternativa à medieval “roda dos enjeitados”. 

O mecanismo, criado na Itália, chegou ao Brasil no século XVIII e consistia em cilindros de madeira giratórios, fixados nas paredes das Santa Casas de Misericórdia e que serviam de contato com o mundo externo. Inicialmente, eram utilizados para doações de roupas e mantimentos, mas aos poucos passaram a receber também recém-nascidos indesejados pela família biológica. Entre os séculos XVIII e XIX, as rodas do Rio de Janeiro e de Salvador receberam 40 mil crianças abandonadas. 

As rodas começaram a ser substituídas por orfanatos estatais porque, dentre outros problemas, ela ficava muito limitada aos bebês. Crianças maiores eram simplesmente abandonadas em frente às instituições. 

Gostou? Compartilhe!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individ...

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a...

Os 10 Mandamentos do Corinthians 😍

Esse   texto eu dedico a todos(as)  pessoas que torcem para o time do Corinthians, assim como eu. A minha admiração pelo time comecouna infancia  quando eu tinha uns sete anos de idade, meu pai era corintiano e meus irmãos mais velhos São Paulinos e eu ia no embalo deles.  Certo dia meu saudoso pai me fez uma proposta, ofertou-me um conjunto camisa e short do time Corinthinas, eu aceitei e troquei de time, sem arrependimentos. Não tenho fanatismo, mas aprecio as disputas! Observação até  hoje tenho a camisa e guardo como recordação ❤ Vamos conferir os mandamentos!! CORINTHIANS -  TRADIÇÃO E FÉ   OS 10 MANDAMENTOS DO CORINTHIANS Por:  José Roberto Aquino-  jornalista           (Foto: Meu Timão ) 1 - "Todos os times tem uma torcida. O Corinthians é uma torcida que tem um time." 2 - "O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians." (jornalista Juca Kfouri) 3 - O que importa nã...