ENTORPECENTE
ONU aponta Brasil como maior mercado de cocaína na América do Sul
(Foto: Reprodução)
Brasil tem quase 1,5 milhões de consumidores de cocaína e crack. Colômbia, Peru e Bolívia, países da região dos Andes, são os maiores produtores de cocaína da América do Sul e, devido à proximidade geográfica e às fronteiras, têm o Brasil como destino final de consumo da droga, mas também país de trânsito no tráfico para outros continentes
O Brasil é o maior mercado de cocaína na América do Sul, de acordo com um relatório global apresentado pela agência das Nações Unidas para as Drogas e Crime (UNODC).
Leia mais em: https://tvi24.iol.pt/amp/internacional/droga/onu-aponta-brasil-como-maior-mercado-de-cocaina-na-america-do-sul
O QUÊ É COCAÍNA
#Cocaína
Medicamento
A cocaína, um alcaloide da planta de coca (Erythroxylon coca), isolada em 1859 pelo químico alemão Albert Niemann, foi comercializada como medicamento nos Estados Unidos em 1882. A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico, também conhecida por #coca, é um alcaloide, estimulante, com efeitos anestésicos utilizada fundamentalmente como uma droga recreativa. Pode ser aspirada, fumada ou injectada.
Fórmula: C17H21NO4
Essa droga é, comumente, consumida por aspiração nasal, mas também pode ser injetada. Por aspiração, o efeito da cocaína demora 10 minutos, aproximadamente, para acontecer.
Já por via intravenosa ela é instantânea e, em ambos os casos, costumam durar 30 minutos.
Existem várias maneiras de liberá-lo. Pó: cloridrato de cocaína, geralmente utilizado por quem cheira o pó diretamente.
Além dos danos causados à saúde, do vício e de um possível óbito, destrói o pulmão e causa desvios de
septo
Também é possível detectar um usuário da droga ao observar a boca seca, o nariz muitas vezes irritado ou com resquícios da droga, olhar perdido, alucinações, irritabilidade extrema quando não está em contato com a substância e atitudes, no geral, diferentes do que costumava apresentar.
Efeitos da Cocaína
Fisicamente, o consumo da cocaína eleva a temperatura corpórea, assim como aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de dilatar as pupilas. Como consequência desse estado geral de excitação do organismo, o usuário tem uma sensação de poder, euforia, onipotência.
A Historia da Cocaína.
Leia em: https://www.mundosemdrogas.org.br/drugfacts/cocaine/a-short-history.html
Fonte: Trechos da Web.
Comentários
Postar um comentário