ENSAIO
Saber lidar com as bases da escrita de qualidade é um processo complicado e difícil de aprender. Não obstante, existem certas regras que nos permitem desenvolver com sucesso determinados textos. Um deles é o ensaio crítico, modalidade muito usada no âmbito universitário. Por isso, a seguir, em umComo.com.br explicamos a você como escrever um ensaio crítico. Desta forma aprenderá seus componentes básicos e escrevê-lo não será para você nenhum problema.
O ensaio é um texto opinativo no qual são expostas ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema.
O ensaio problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor e geralmente, apresentam conclusões originais.
Diferente dos textos narrativos e descritivos, o ensaio pressupõe interpretação e análise mais profunda sobre um tema.
É fundamental que você conheça a estrutura a seguir para realizar o seu texto com seu estilo e com qualidade.
1. Obedeça às partes do ensaio e leve em conta a seguinte estrutura:
Introdução
Geralmente é curta e será a apresentação do tema que você pretende tratar. A principal função será a de introduzir o leitor no assunto.
Além disso, você apresentará a hipótese, a ideia que você quer desenvolver, esclarecer ou sustentar ao longo de todo o texto, a partir de alguns dados que iniciarão a sua argumentação.
Desenvolvimento
É o corpo central do ensaio e a maior porcentagem dele. No desenvolvimento você vai expor todos os argumentos, dados, conceitos e referências para sustentar a hipótese.
Construa bases sólidas que te levarão a chegar a uma conclusão.
Conclusão
Onde se apreciam os resultados da pesquisa que você realizou sobre a sua hipótese. Você dará o seu ponto de vista para responder a pergunta que você lançou na introdução. É a resolução de tudo o que foi escrito.
Bibliografia
É a fonte que sustenta toda a informação que você incluir no desenvolvimento do texto.
2. Pesquise antes de começar o ensaio
Realize uma pesquisa sobre o que você vai escrever. Uma das ferramentas mais importante nos dias de hoje é a Internet. No entanto, tenha cuidado com as fontes que você for pesquisar.
3. Faça uma chuva de ideias
Este método, conhecido como brainstorming, é utilizado no âmbito profissional e em muitas empresas. Está baseado em escrever os pensamentos que vêm à mente sobre um assunto em um papel, sem a necessidade de estar tudo organizado e com sentido.
Quando escolher o tema, pense nisto. Escreve tudo que vier à mente. É aí onde podem aparecer boas ideias que depois você poderá ligar e organizar. Uma ideia ou palavra desencadeia em outra. É útil para selecionar as ideias.
4. Escolha a proposta e desenvolva a sua argumentação
Escolha a base da qual você vai partir para contar ao seu leitor sobre que assunto trata o seu ensaio e a que ponto você quer chegar.
Com este argumento principal você poderá escolher três ou quatro ideias que sustentarão o seu texto para depois começar a desenvolvê-las.
A partir destas ideias iniciais para argumentar o seu ensaio, escreva o corpo do texto. À medida que você for escrevendo podem surgir novas e melhores ideias para descartar outras.
Escreva parágrafos curtos, entre 5 e 6 linhas. Lembre-se de ir desenvolvendo cada ideia com alguns exemplos de fontes confiáveis. Cite-as sempre, pois darão valor ao seu texto e bases sólidas para desenvolver a sua conclusão.
5. Faça uma revisão do seu ensaio
Quando você terminar de escrever o ensaio, é importante que você volte a revisá-lo. Os escritores conhecidos sempre recomendam que, depois de terminar o texto, você o releia no mínimo 24 horas depois novamente. Assim, a sua mente estará descansada do assunto e você o verá com mais frescor e objetividade. Outra opção é que outra pessoa te ajude na revisão.
Fonte: Universia Brasil
Comentários
Postar um comentário