O quê é a lei n°10.639/2003 que trata sobre a inclusão da História da Cultura afro-brasileira no currículo escolar.
ENTENDA
Em 2003, a Lei 10639 entrou em vigor e alterou a Lei de Diretriz da Educação, tornando obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino fundamental e médio. Desde então, escolas de todo o Brasil têm compartilhado novas práticas que vêm transformando gradativamente o ensino tradicional, tornando-o mais inclusivo e diversificado, refletindo, assim, a real face da população brasileira..
Ainda, com o objetivo de acompanhar na prática a implementação da lei e auxiliar na produção e disseminação de conteúdo sobre a história da África e dos afro-brasileiros, a UNESCO, em parceria com o MEC e com a Universidade de São Carlos (UFSCar), publicou, em 2010, a versão em português da coleção completa da História Geral da África. Ela conta com 8 volumes produzidos por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional. Todos os volumes da coleção estão disponíveis em formato digital (PDF).
Em novembro de 2020, a UNESCO transmitiu através de seu canal no YouTube um Webinar com diversos especialistas para discutir a função da escola no combate ao racismo. Na oportunidade, foi discutida a importância da aprendizagem para a formação de um pensamento mais amplo, que supere os preconceitos e reconheça o papel fundamental da cultura africana na construção da sociedade brasileira.
Via: @instituroaurora
Comentários
Postar um comentário