Categoria: Saúde Mental
O sonho apenas adiou, nunca morreu. Há um ano e meio ganhou forma e conteúdo, criei minha Pagina no Facebook @bimontez 🌻. CLIQUE AQUI!. Aqui é onde começa minha reabertura social, momento decisivo para colocar em prática e publicar, a voz que foi oprimida e calada por três anos, em decorrência de um estado deprimido!!
SETEMBRO AMARELO- VAMOS FALAR SOBRE DEPRESSÃO!
Assunto: DEPRESSÃO
Tema: Como superar e quais são as causas da Depressão. Neste artigo contém relato pessoal.
O ano era 2015, no video meus dois filhos Bia e Peu, Assista ao video. CLIQUE AQUI!, mas o que esse video simples e de status "Iti Malia" 🤗😍 tem haver com Depressão?
Continue lendo que logo te direi!!
Como todos sabemos Setembro é o mês da Primavera e tambem escolhido como simbolo pra varias lutas.!
Em questão vou falar sobre o Setembro Amarelo Dedicado a Conscientização e Prevenção ao Suicídio!! ☡
Enfim, pra quem me acompanha já sabe um pouco da minha história de vida. Para aqueles que num me conhece, me Apresento: Márcia,33 anos, mãe de um casal de filhos, sonhadora, ama estudar/aprender/
compartilhar conhecimento e experiências, determinada e teimosa!
Vamos ao assunto!
Como já disse sou amante dos estudos, voltando no tempo em 2014 eu tive que dar uma pausa na vida corrida que levava estudo/trabalho, pois na época outra responsabilidade me chamava que era dar Amparo emocional e atenção a saúde da minha saudosa mãe. Assim eu fiz, pedi dispensa no trabalho, tranquei o curso e retornei para meu estado, mas...
Eu tinha planos de retornar em Fevereiro/2015, pensa num desfecho inusitado e triste que minha vida tomou?
Pois bem no mês (Setembro/2014) que tranquei o curso e voltei pra casa, DESCOBRI a gestação não planejada do meu cacula, porem filho amado! Assim que retornei minha mãe teve uma repentina melhora, acho que era o amor de estar ao seu lado. Tudo indo tranquilo e favorável, o pai da criança pot perto dando atenção e carinho, minha mãe bem "aparentemente". Previsão do nascimento de Peu 28 de Maio de 2015. Até que no que no inicio de Maio,05, minha mãe passa mal na rua e em três dias faleceu (08). Eu vejo o chão se abrir e cair num abismo total, foi desesperador, num tinha inteligente emocional para gerir minha mente e emoções. Passado dois dias (10/05) tenho um parto prematuro, meu bebe "gigante" nasceu forte e saudável com 51 cm e 3.745 kg. Pacotinho de amor 💖
(Pedro Bernardo com 15 dias de nascido)
Gente e ai que nada flui, comecei a ter crises de choros contínuos, num tinha controle sobre as emoções, sentimentos ruins pairavam sobre minha mente, pulsão de morte, angustias no peito, ansiedade, e fobia de tudo, um excesso de super proteção com as crias, me tonei uma esponja emocional, ou seja, meus sentidos estavam apuradissimo e também por vezes com distorção da realidade, interpretava ao meu modo e aplicava uma dose generosa de drama e sentimentalismo.
Contudo nessa época fiz a verdadeira separação
"o Joio do Trigo" quem era verdadeiro comigo permaneceu ao meu lado e, quem agia com falsidade, inveja e desdém se revelou. As máscaras cairam e a verdadeira face se mostrou. O problema disso tudo era que eu sou muito apegada e leal as minhas amizades, jamais imaginaria receber o tipo de trato, com que essas pessoas me destrataram!
Fui burra, ingênua, confiei de mais, me abri e expus os planos e sonhos de uma vida, no setor amoros falei de mais, ou seja, "vendi" bem o produto. Me portei como uma garota quando o momento exigia uma postura firme e com maturidade de uma milher, aliás eu sempre fui muito brincalhona. Mas, a SOCIEDADE muito nos cobra a assumir papeis sociais, poucos se importavam com o que eu sebtia por dentro.
"De dia um belo sorriso e alegria, à noite e madrugada dentro choro, medo, inseguranca e histeria!!"
Eu relutava contra toda aquela bomba emocional, me enxerguei sozinha com uma grande responsabilidade: Criar meus Filhos e prover o bem estar! Mas como e por onde comecar, visto que estava quebrada em pequenos cacos, a mente não respondia aos meus impulsos, as emoções eram quem ditavam os rumos do meus corpo. Assim passava noites em claro, não me alimentava bem e tinha que amamentar meu filho, preparar comida pra mais velha se alimentar e ir pra escola, limpar casa, lavar roupa. Epah!! Até aqui são tarefas ditas corriqueiras do cotidiano de qualquer pessoa né? SIM!!
Mas, como fazer minha mente assimilar toda essa responsabilidade SOZINHA, sem meu porto seguro minha mãe?
Foram longos três anos batendo "cabeção", não aceitanco minha real e atual situação, tendo de lidar com sentimentos de raiva, ódio, magoas, ressentimentos, impaciência e tudo isso consumia minha energias vitais. O corpo ficava mole, muito pesado e sonolenta o dia todo, pois a noite ficava acordada chorando.
Como havia tido alteracoes no apetite, no humor. num tinha forças nem pra cuidar da minha casa e passei por varias fase do LUTO. Conheca, Clique Aqui!, Quanto aos meus filhos ao mesmo tempo que tinha aquele senso protetor, do nada surgia aquela vontade louca de largar tudo, e desistir da minha vida.
UMA MADRUGADA TENEBROZA QUE TEVE UM PONTO DE LUZ GRACAS AO MEU ANJO DE NOME IRMÃO
Certa madrugada eu havia colodo as criancas para dormir e me prepaeava para ir ao outro quarto e dar um ponto final a aquela dor terrivel que inundava meu peito. Foi quando abri o app de conversas e por acaso do destino, outros irão dizer milagre, meu irmão Ademir, que "dorme com as galinhas" estava ainda acordado até as 01:00 da madrugada, sendo que ele tinha que avordar às cinco pro trabalho. E eu lhe mandei um oi, como um pretexto de despedida, logo me respondeu e começamos a conversar. Me abri e contei das minhas angustias e reais intenções. Ele ficou bravo e me reprimiu. Aliás eu precisava dessa atitude, alguém que me trouxesse pra minha realidade!!
Ele e muito temente a Deus e devoto de Nossa Senhora, assim como minha mãe era. Meu irmão me deu um verdadeiro sermão, fez com que eu me reconectasse com meu eu interior e repensasse aqueleas atitides.
Confesso que é um processo continuo, pois você se torna um refém dos teus pensamentos e cai em armadilhas do cérebro, que vira e mexe lhe aciona os gatilhos emocionais, as janelas kilers
De onde eu tirei forcas pra SUPERAR?
Eu que passei por essa triste experiência e não desejo nem pra meu pior inimigo, apesar de estar se tornando o mau do século, a DEPRESSÃO!
Segundo o autor: Milton Felipi.
Tratando-se para a ciência, de uma disfunção que afeta os pensamentos, humor,
sentimentos, comportamento e saúde física, a Depressão é diferente do estado de
apenas tristeza, tendo em vista que é mais intensa e duradoura.
Os estudiosos do assunto alegam que as causas da Depressão podem ser a mistura de
alguns fatores, como:
a) predisposição genética (quem tem parentes com depressão possui mais chance de
desenvolvê-la;
b) algum acontecimento na vida pessoal e que tenha causado forte impacto
emocional. Exemplo: a morte de alguém muito próximo; ou ainda, o término de
um relacionamento; ou, a perda do emprego;
c) acidentes que provoquem lesões na cabeça;
d) doenças, como por exemplo, uma disfunção na tiróide.
Os analistas referem-se ainda à Depressão, como uma “doença do corpo como um todo, pois afeta o sono, o apetite, a disposição física”.
Dizem que a Depressão afeta,
também, diversos aspectos psicológicos, como a auto-estima e a autoconfiança. O
pessimismo uma característica de quem a sofre.
O fato é que a Depressão pode durar algumas semanas e até vários anos. Pode aparecer juntamente com outras doenças.
Escrevemos em linhas atrás, que existe uma diferença muito grande entre os estados
de tristeza e de Depressão. Convém agora esclarecer qual é essa diferença. Ocorre
que os sentimentos de tristeza são passageiros, enquanto que a Depressão leva a períodos longos.
Os estudo mostram ainda que a Depressão é mais comum do que se pensa, pois entre
15 e 25% das pessoas podem ter uma crise de Depressão pelo menos uma vez na
vida. Isso significa que uma entre quatro pessoas terá que se tratar de Depressão
alguma vez na vida.
Os especialistas classificam os sintomas afetivos da depressão esclarecendo que eles
podem ocorrer de forma variada. A mesma pessoa pode ser acometida de várias
crises com sintomas diferentes em cada crise. As crises podem ter duração variada:"
(Trecho retirado do Livro: Tratamento Espírita da
Depressão)
Agora que sabemos o que é quais as provaveis causas desse estado emocional, quero comecar com a afirmacao:
"DEPRESSÃO NÃO É FRESURA, mas sim uma DOENÇA e precisa de acompanhamento e tratamento.
Ela pode se apresentar por inumeras formas, e seracionada por gatilhos mentais, quem tem historico genetico também está propenso a desenvolver assim como descreveu o autor acima.
Quero dividir com você meu relato pessoal, a forma como SUPEREI essa tristeza profunda., não fiz uso de medicamentos.
No meu caso ela se apresentou após uma perda de uma ente amada, pós parto , diante de uma frustração do sonho não concluído e a expectativa sentimental. Foi assim que os maus sentiments afloraram e inundaram meu ser. Passei longos três anos sofrendo, lutando contra as sensações ruins, os desejos subtos de por um ponto final a minha existência, não queria ver/ouvir ninguém me reclusei em casa e vivi o meu isolamento social, "eu e meus parafusos". Sem contar que teve sequelas, pois nessa jornada eu num estava sozinha e tinha duas crianças, que foram como raios de luz no fim do meu
tunel.
Como sequelas emocionais havia me tornado fria e apática, psicológicas havia desenvolvido desconfiança e descrença de tudo, surtos de ansiedade, medo de morrer e pulsão de morte ao mesmo tempo, ansiedade.
Meus filhos num ficaram imunes, pois minha filha estava deprimida e tinha crises de estresses e já chorou na escola, sempre com olhar triste e calada. meu filho como todo bebê arteiro, porém apresentava dificuldades nas cognicoes da fala e comportamento
( na época).
A VOLTA POR CIMA 🌻-SUPERANDO OS TRAUMAS E ABRINDO-SE PARA O NOVO!
Diante de tudo isso que vos relatei, foi da DOR que tirei INSPIRACAO pra lutar e reverter esta situação. Passado os anos, aos poucos eu fui me reconectando e aceitando- é a chave que abre a porta para a TRANSFORMAÇÃO!!, pois bem o primeiro passo foi compreender minha realidade, minhas condicoes financeiras e sensoroais e aceita-las.
Em segundo lugar tive que trabalhar minhas emocoes, deixar de ser esponja e me tornar filtro. Reagir menos as pirraça, desdém dos outros e piadinhas.
Em terceiro lugar tive que trabalhar meus anseios na vida, os projetos interrompidos, os sonhos não concluidos e aprender lidar com toda frustração desenvolvida. Redirecionei o foco e me adaptei as mudanças. Se num tinha o Diploma do curso amado e sinhado, iso num seria um empecilho para num desenvolver e por em prática todo conhecimento adquirido durante 2 anos e quatro meses de cuso.
Em quarto lugar foi necessário da um up no pscologico, quando no dia 03 de Outubrode 2017 passei com uma psicóloga. Na data em questão eu fiz uma carta detalhada em que expus todos os meus medos, traumas, frustrações. Assim como deicei bem claro o que anseiava futuramente. A doutora leu com atenção e , vou fazer um apanhado do que ela me disse:
: " Márcia aqui você expos suas angustia, e bom colocar pra fora o quê causa aperto no peito. Se tiver que chorar, chore. Se tiver que sorrir, esboce um bela gargalhada. Mas se tiver que demonstrar tristeza e vivenciar o luto, assim o faça. Você foi bem clara com tuas palavras e falou sobre seus sentimentos e desejos, percebo que você tem o desejo de concluir o curso né?! Tem como voce retomar? Você se expressou e escreveu bem, num desista dos seus objetivos e corra atras dos teus sonhos!!"
Dra. Beth Magalhães
Gente retomar ao curso hoje se tornou inviável, pois tenho responsabilidade e compromissos com meus filhos. Teria que me mudar para outro estado, a questão financeira momentânea nao corrobora, ainda tem a questao do tratamento visual Enfim, diante das dificuldade aos poucos fiu me plajando, reorganizando os planos e teacando novas metas e objetivos.
O sonho apenas adiou, nunca morreu. Há um ano e meio ganhou forma e conteúdo, criei minha Pagina no Facebook @bimontez 🌻. CLIQUE AQUI!. Aqui é onde começa minha reabertura social, momento decisivo para colocar em prática e publicar, a voz que foi oprimida e calada por três anos, em decorrência de um estado deprimido!!
Ai eu me soltei e invadi as redes sociais
Eu que ja tinha um blog reativei e comei postar conteúdo, recentemente deixei a insegurança diante da câmera de lado e coloquei a cara no ☉ literalmente, gravo vídeo para meu canal do You Tube.
Atualmente estou me despontando para outra área da qual tenho apreço- a Política!!
Nestas eleições 2020 coloquei meu nome para a disputa ao cargo de vereadora, por tanto sou pré-candidata ao pleito de 2020. Mesmo de casa sou ativa como Comunicadora Social nas redes sociais, cuido dos meus filho,não me intimidou diante das limitações sempre busco aprender e compartilhar conhecimento. Faço das dificuldades um trampolim para a SUPERAÇÃO!!
"APREDI QUE NÃO CRIAR EXPECTATIVAS, NÃO SE COBRAR PERFEIÇÃO, VIVER UM DIA POR VEZ, TIRAR UM TEMPO PRA SI, ATENÇÃO À FAMILIAS E ,UM DEDO DE PROSA COM OS AMIGOS E TER SAUDE MENTAL E EMOCIONAL"
"Quem fica preso no casulo dos teus medos, da sua auto punicao, que se cobra de mais. Não consegue libertar seu imaginário para se REINVENTAR!"
Augusto Cury
🔎 VOCÊ JA OUVIU FALAR DO CENTRO DE VALORIZACAO DA VIDA- CVV?
🔎Se num estivet suportando a dor emocional, torne-a mais leve compartilhando com a ajuda de um profissional.
Procure ajuda de um Especialista, procire uma unidade de saúde e agende uma aconsulta/avaliação.
Não sofra calado e sozinho, pessoas necessitam de ter contato com pessoas, até pra vivênciaeem grupo social e trocas de experiências!!
Gostou deste conteudo?? Compartilhe!!
Forte Abraço,
Márcia Bimontez 🌻
Comentários
Postar um comentário