Categoris: CIDADES SUSTENTÁVEIS
Tema: Vidas nas Pracas
Ocupar os espaços públicos é uma forma de moldar as cidades, para que se tornem lugares mais #humanos, #vivos e #agradáveis para as pessoas. Porque são as pessoas a essência da vida nas cidades e os espaços públicos, por excelência, os locais onde se dá esse encontro.
Assim criar um ambiente cheio de cor e vida, com uma programação construída para englobar a mesma diversidade que dá forma às nossas cidades.
Estruturar um ambiente especial com o objetivo em mente: reunir pessoas para usufruir dos espaços urbanos e pensar juntas em como participar #ativamente da construção de cidades melhores.
Espalhar pelas praças e espaços publicos, atividades infantis, exposições, música, oficinas de artes e rodas de conversa.
Um assunto que precisa ser debatido
Como a #mobilidade está sendo tratada na pauta dos candidatos a prefeito em Salinas-MG?
E o que deve ser levado em conta para termos propostas de #políticas #públicas #eficazes nessa área? Essas questões podem nortear a roda de conversa sobre Mobilidade nas Eleições Municipais para 2020, convido o público salinense a uma reflexão sobre os centros urbanos, as estruturas para o estreitamento social, ambientes de lazer e cultura, profisionalizacao da mao-de-obra ociosa, o incentivo a pratica de esportes e artes, como medida preventiva ao uso de drogas e o possivel contato com a "vida" do crime. Conversar sobre redução dos limites de velocidade, que ajuda a reduzir o número de acidentes e possiveis mortes.
O debate sobre políticas de mobilidade, no contexto de eleições municipais, tem o poder de chamar a atenção dos candidatos, para que levem isso em conta e apresentem boas propostas, capazes de melhorar a vida das pessoas.
"O que nós queremos é fortalecer o #debate, envolver as pessoas na discussão da #mobilidade. Nós vivemos nas cidades e o poder de mudá-las para melhor está em nossas mãos!"
(Daniely Votto, Gerente de Governança Urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis )
"As políticas de mobilidade passam pelas políticas de uso do solo. As pessoas precisam ter o direito de acessar a cidade e o direito de escolher como vão fazer isso – de carro, ônibus ou bicicleta. O equilíbrio na divisão do espaço viário, com prioridade aos modos coletivos e ativos, é o que constrói as cidades mais humanas que buscamos”.
Ruas com espaços para todos são ruas seguras e, principalmente, ruas acessíveis. Dividir de forma equilibrada a área destinada a cada modal passa por compreender as ruas de forma mais ampla. Elas são, afinal, o que liga as pessoas de um ponto a outro e é dessa forma que precisam ser planejadas. “Alargar a rua gradativamente torna a cidade inviável – você terá quadras tão distantes umas das outras que as pessoas eventualmente não chegarão ao outro lado. As cidades precisam de proximidade e conexão, não de altas velocidades e espaço somente para os carros”,
argumentou Rafael Calabria, do IDEC, que agora conta com um programa de mobilidade, o MoveCidade.
Via: @thecityfixbrasil
Foto:Victor Moriyama
Comentários
Postar um comentário