Pular para o conteúdo principal

Cidade- Vidas nas Pracas

Categoris: CIDADES SUSTENTÁVEIS 

Tema: Vidas nas Pracas

Ocupar os espaços públicos é uma forma de moldar as cidades,  para que se tornem lugares mais #humanos, #vivos e #agradáveis para as pessoas. Porque são as pessoas a essência da vida nas cidades e os espaços públicos, por excelência, os locais onde se dá esse encontro.
Assim criar um ambiente cheio de cor e vida, com uma programação construída para englobar a mesma diversidade que dá forma às nossas cidades.
Estruturar um ambiente especial com o objetivo em mente: reunir pessoas para usufruir dos espaços urbanos e pensar juntas em como participar #ativamente da construção de cidades melhores.
Espalhar pelas praças e espaços publicos,  atividades infantis, exposições, música, oficinas de artes e rodas de conversa.

Um assunto que precisa ser debatido
Como a #mobilidade está sendo tratada na pauta dos candidatos a prefeito em Salinas-MG?
E o que deve ser levado em conta para termos propostas de #políticas #públicas #eficazes nessa área? Essas questões podem  nortear a roda de conversa sobre Mobilidade nas Eleições Municipais para 2020, convido o público salinense a uma reflexão sobre os centros urbanos, as estruturas para o estreitamento social, ambientes de lazer e cultura, profisionalizacao da mao-de-obra ociosa, o incentivo a pratica de esportes e artes, como medida preventiva ao uso de drogas e o possivel contato com a "vida" do crime. Conversar sobre redução dos limites de velocidade, que ajuda a reduzir o número de acidentes e possiveis mortes.

O debate sobre políticas de mobilidade, no contexto de eleições municipais, tem o poder de chamar a atenção dos candidatos, para que levem isso em conta e apresentem boas propostas, capazes de melhorar a vida das pessoas. 

"O que nós queremos é fortalecer o #debate, envolver as pessoas na discussão da #mobilidade. Nós vivemos nas cidades e o poder de mudá-las para melhor está em nossas mãos!" 
(Daniely Votto, Gerente de Governança Urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis )

"As políticas de mobilidade passam pelas políticas de uso do solo. As pessoas precisam ter o direito de acessar a cidade e o direito de escolher como vão fazer isso – de carro, ônibus ou bicicleta. O equilíbrio na divisão do espaço viário, com prioridade aos modos coletivos e ativos, é o que constrói as cidades mais humanas que buscamos”.

Ruas com espaços para todos são ruas seguras e, principalmente, ruas acessíveis. Dividir de forma equilibrada a área destinada a cada modal passa por compreender as ruas de forma mais ampla. Elas são, afinal, o que liga as pessoas de um ponto a outro e é dessa forma que precisam ser planejadas. “Alargar a rua gradativamente torna a cidade inviável – você terá quadras tão distantes umas das outras que as pessoas eventualmente não chegarão ao outro lado. As cidades precisam de proximidade e conexão, não de altas velocidades e espaço somente para os carros”, 
argumentou Rafael Calabria, do IDEC, que agora conta com um programa de mobilidade, o MoveCidade.

Via: @thecityfixbrasil
Foto:Victor Moriyama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individuais, cada um com s

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a

Uma breve história de Royal Raymond Rife

ROYAL REYMOND RIFE O homem que criou a cura do Câncer, foi chamado de “Charlatão” Imagine, por um momento, que você gastou mais de duas décadas em uma pesquisa árdua e laboriosa ..., que você descobriu um aparato  eletrônico incrivelmente simples para curar literamente todas as doenças do planeta causadas por viroses e bactérias . De fato, é  uma descoberta que poria um fim à dor e ao sofrimento de incontáveis milhões de pessoas e mudaria a vida na terra para sempre.  Certamente, o mundo médico viria correndo a você para abraçá-lo com todas as honras e recompensas financeiras imagináveis. Infelizmente, o que se constata com os maiores gênios da medicina em toda os registros da história, é que tiveram um destino  literalmente oposto à lógica esperada. Na verdade, a história da medicina está repleta de estórias de gênios traídos pelo  pensamento retrógrado e o ciúme, mas mais pateticamente, pela ganância e pelo dinheiro. No século XIX, Semmelweiss enfrentou grande resistência