PARA ENTENDER A MORALIDAD
É PRECISO COMPREENDER A ÉTICA
Origem
⊙ ETIM subst. lat. ethĭca 'ética, moral natural etc.', do adj. gr. ēthikós, fem. sing. ēthikḗ 'ético, relativo à moral', substv. no neutro pl. tà ēthicá 'tratado sobre a moral, ética'.
Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Assim, a moral é definida como o conjunto de
normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.
Por tanto, a Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.
Quando um ato pode ser considerado imoral, porque alguns atos são considerados corretos, porque não aplicam critérios morais em alguns atos.
Na discussão de problemas éticos, não se aplica o princípio maquiavélico de que os fins justificam os meios. Para que o ato possa ser considerado moralmente bom deve partir de um princípio bom, ser executado com instrumentos (meio) bons e direcionar-se para um fim bom. Portanto o começo o meio e o fim devem ser mantidos pelo mesmo norte: o bem.
Alguns exemplos de princípios éticos é o que os pais ensinam aos filhos todos os dias, como:
Respeitar todos os seres humanos, não exercer a violência e ajudar quem precisa são alguns exemplos dos princípios éticos mais comuns.
ÉTICA NO ÂMBITO DA POLÍTICA
No sentido do agir político, os normativos éticos previamente estabelecidos num determinado ordenamento jurídico necessitam de uma motivação sempre voltada para o bem da coletividade. Nessa linha, para agir moralmente, os agentes políticos não devem vislumbrar interesses particulares, mas, sempre, públicos.
Fontes: @meuartigo
@crc-ce
@revistadoTCU
Comentários
Postar um comentário