Para compreender a ideologia politica do consumismo é preciso conhecer O tripé do pensamento social.
COMUNISMO
Comunismo-
Organização socioeconômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção.
Economia-Politica
Doutrina econômica e política que preconiza tal organização.
Comunismo (do latim communis - comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma #sociedade #igualitária, #sem #classessociais e #apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
Estado comunista" é um termo ocidental para um Estado com uma forma de governo caracterizada pelo domínio de um partido único ou sistema de partido dominante por um partido que alega seguir o comunismo, geralmente com uma declarada submissão ao marxismo-leninismo que guia ideologia do Estado soberano.
🔹 Os seguintes países uni-partidários cujo partido segue oficialmente a doutrina marxista-leninista.
📍 China República Popular da China; (desde 1949); Partido Comunista da China.
📍 Coreia do Norte República Popular Democrática da Coreia; (desde 1948); Partido dos Trabalhadores da Coreia.
📍 Cuba República de Cuba; (Revolução Cubana em 1959, estado socialista declarado em 1961); Partido Comunista de Cuba.
📍 Vietname República Socialista do Vietnã; (desde 1945 no Norte, desde 1976 após a unificação); Partido Comunista do Vietnã.
📍 Laos República Democrática Popular de Laos; (desde 1975); Partido Popular Revolucionário do Laos.
📍 República Moldava da Transnístria; (desde 1990).
Marxismo-Leninismo,
Doutrina oficial da tendência majoritária do movimento comunista - isto é, dos partidos e dos estados alinhados à antiga #URSS ou à República Popular da #China - durante a maior parte do século XX.
Surgido no final dos anos 1920, após a morte de Lenin, o termo foi criado para expressar, mais que uma certa interpretação do #marxismo
(A metodologia marxista utiliza inquéritos econômicos e sociopolíticos e que se aplica à crítica e análise do desenvolvimento do capitalismo e o papel da luta de classes na mudança econômica sistêmica.), uma continuidade entre o #pensamento de #Marx e o de #Lenin, Expressa também a transformação do leninismo em ortodoxia, durante o período stalinista, quando o termo marxismo-leninismo acabou por substituir leninismo, e a denominação "marxista-leninista" passou a designar a doutrina oficial da União Soviética, bem como dos partidos membros da Internacional comunista. De fato, o termo refere-se à interpretação stalinista do pensamento de Lenin.
(O pensamento de Lenin passa, obrigatoriamente, pelos caminhos do marxismo de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) e constituem uma corrente chamada “Leninismo” ou “Marxismo-leninista”. Por sua vez, o leninismo pode ser definido como uma interpretação marxista da Rússia agrária.)
Stalinista-
designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O o stalinismo reproduz e alimenta uma estrutura de pensamento único.
Depois de 1945, o marxismo-leninismo foi assumido como doutrina oficial também pelos demais estados comunistas e assim permaneceu mesmo após a desestalinização, embora tenham sido criadas numerosas variantes - tais como #maoismo- é uma corrente do comunismo baseada nos ensinamentos de Mao Tsé-Tung (1893-1976).
o Juche- A Ideologia Juche, ou apenas Juche — que em coreano poderia ser traduzido como "autossuficiência"— é a ideologia oficial da Coreia do Norte. O Juche é uma filosofia política que defende que a fonte e os mestres da revolução e da construção social são as massas populares
e o titoísmo - socialismo autogestionário (socijalističko samoupravljanje em servo-croata), foi a tendência do comunismo aplicada por Josip Broz Tito na Iugoslávia durante seu regime, entre 1945 e 1980.
O titoísmo ficou conhecido por ser uma forma muito mais "branda" de regime socialista, combinando a economia estatizada com diversas liberdades civis.
Para atender a especificidades dos contextos nacionais ou a imperativos políticos de cada momento.
Doutrina oficial dos países do chamado Bloco do Leste até o fim da guerra fria, o marxismo-leninismo continua a fazer parte das referências dos partidos e regimes comunistas atuais.
ARQUITETOS CIÊNCIASOCIAL
🔹 KARL MARX
Karl Marx Nasceu no dia 05 de maio de 1818, em Tréveris. Falesceu no dia 14 de março de 1883, Londres. Foi um filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista. Nascido na Prússia, mais tarde se tornou apátrida e passou grande parte de sua vida em Londres, no Reino Unido. A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior.[3][4][5][6] Publicou vários livros durante sua vida, sendo O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) os mais proeminentes.
Marx nasceu numa família de classe média em Tréveris, na Renânia prussiana, e estudou nas universidades de Bonn e Berlim, onde se interessou pelas ideias filosóficas dos jovens hegelianos. Depois dos estudos, escreveu para o Rheinische Zeitung, um jornal radical publicado em Colônia, e começou a trabalhar na teoria da concepção materialista da história.
Em 1843, mudou-se para Paris, onde começou a escrever para outros jornais radicais e conheceu Friedrich Engels, que se tornaria seu amigo de longa data e colaborador.
Em 1849, foi exilado e se mudou para Londres juntamente a sua esposa e filhos, onde continuou a escrever e formular suas teorias sobre a atividade econômica e social. Também fez campanha para o socialismo e tornou-se uma figura significativa na Associação Internacional dos Trabalhadores
#Socialismo- refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico (princípio da igualdade)
de compensação.
✔ As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política.
A compreensão coletiva do que é conhecido como o marxismo — sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes (um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra para a produção) e que o Estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante embora seja apresentado como um instrumento que representa o interesse comum de todos. Além disso, ele previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua autodestruição e substituição por um novo sistema: o socialismo. Ele argumentava que os antagonismos no sistema capitalista, entre a burguesia e o proletariado, seriam consequência de uma guerra perpétua entre a primeira e as demais classes ao longo da história. Isto, associado à sociedade industrial e ao acúmulo de capital, geraria a sua classe antagônica, que resultaria na "conquista do poder político pela classe operária e, eventualmente, no estabelecimento de uma sociedade sem classes e #apátrida — o comunismo — regida por uma livre associação de produtores.
Marx ativamente argumentava que a classe trabalhadora deveria realizar uma ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo e provocar mudanças socioeconômicas.
Elogiado e criticado
Marx tem sido descrito como uma das figuras mais influentes na história da humanidade. Muitos intelectuais, sindicatos e partidos políticos em nível mundial foram influenciados por suas ideias, com muitas variações sobre o seu trabalho base.
Marx é normalmente citado, ao lado de Émile Durkheim e Max Weber, como um dos três principais #arquitetosdaCiênciaSocial. moderna.
🔹ÉMILE DURKHEIM
David Émile Durkheim
Nascem no dia 15 de abril de 1858, Épinal. Falesceu no dia 15 de novembro de 1917, em Paris.
Foi um sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente, tornou a #sociologia uma #ciência e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia.
Muito de seu trabalho estava preocupado com a forma como as sociedades poderiam manter sua integridade e coerência na modernidade, uma era em que tradicionais laços sociais e religiosos não são mais assumidos e em que novas instituições sociais têm surgido. Seu primeiro trabalho sociológico importante foi
"Da Divisão do Trabalho Social"
(1893)".
Em 1895, publicou As "Regras do Método Sociológico" e criou o primeiro departamento europeu de sociologia, tornando-se o primeiro professor de sociologia da França.
Em 1898, fundou a revista L'Année Sociologique. Sua monografia seminal, "O Suicídio (1897)", um estudo das taxas de suicídio em populações católicas e protestantes, foi uma investigação social moderna pioneira e serviu para distinguir a ciência social em relação à psicologia e à filosofia política." As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912)" apresentou uma teoria da religião, comparando a vida social e cultural das sociedades primitivas e a das sociedades modernas.
Durkheim também estava profundamente preocupado com a aceitação da sociologia como ciência legítima. Aperfeiçoou o positivismo originalmente estabelecido por Auguste Comte, promovendo o que poderia ser considerado como uma forma de realismo epistemológico, assim como a utilização do método hipotético-dedutivo na ciência social. Para ele, a sociologia era a ciência das instituições, caso no qual este termo é entendido em seu sentido mais amplo como as "crenças e modos de comportamento instituídos pela coletividade" e que tem, como objetivo, descobrir fatos sociais estruturais.
Foi um grande defensor do funcionalismo estrutural, uma perspectiva fundamental tanto em sociologia e antropologia.
Em sua opinião, a ciência social deve ser puramente holística, ou sejaː a sociologia deve estudar os fenômenos atribuídos à sociedade em geral, em vez de se limitar às ações específicas dos indivíduos.
Permaneceu como uma força dominante na vida intelectual francesa até a sua morte em 1917, apresentando inúmeras palestras e trabalhos publicados em uma variedade de tópicos, incluindo a sociologia do conhecimento, a moralidade, a estratificação social, religião, direito, educação, e desvio. Termos durkheimianos como "consciência coletiva", desde então, entraram no léxico popular.
🔹 MAX WEBER
Maximilian Karl Emil Weber (pronúncia em alemão: ˈmaks ˈveːbɐ.). Nasceu no dia 21 de abril de 1864, em Erfurt. Falesceu no dia 14 de junho de 1920, em Munique.
Foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira académica na Universidade Humboldt de Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia.
Sua obra mais famosa são os dois artigos que compõem "A ética protestante e o espírito do capitalismo", com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porquê as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, da burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais. Em outro trabalho importante, "A política como vocação", Weber definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suas contribuições mais conhecidas são muitas vezes referidas como a "Tese de Weber".
Comentários
Postar um comentário