FÉ & RELIGIOSIDADE
OS 12 APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO
Publicado em: Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020
Homens comuns e seguidores de Jesus, que o ajudava a difundir o seu evangelho. Foram 12 homens os discípulos de Jesus, que foram os escolhidos para se tornarem apóstolos. Na bíblia, é possível encontrar nos livros de Mateus, Marcos e Lucas. Foram eles:
Simão Pedro,
André (irmão de Pedro),
Tiago ( filho de Zebedeu),
João Felizmente
(irmão de Tiago), Filipe,
Bartolomeu (Natanael),
Tomé,
Mateus,
Tiago filho de Alfeu) Tadeu,
Judas Iscariotes.
Após sua ressurreição, Jesus então enviou os 12 discípulos ao mundo com a missão de pregar o Evangelho. Por isso, eles então foram designados como apóstolos.
A palavras #apóstolo vem do grego-apostolos, derivada do verbo apostellein, que significa "#enviar" ou "#remeter". Wnquanto eles era apenas discipulos, seguiam Jesus e absorvia seu conhecimento do Evangelho ( boa nova). A a palavra #discípulo também vem do grego mathetes e significa "#seguidor" ou "#aprendiz", remetendo ao período em que os homens estavam sendo treinados por Jesus para sua futura missão.
Matias o escolhido para Substituir Judas
O Apóstolo que trair Jesus, foi Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, que acabou cometendo suicido ao se enformar em uma árvore, em um lugar chamado Hakeldama, no vale Hinom, que é um vale rochoso, desértico, na parte sul de Jerusalém. Por tanto, era
necessário que alguém ocupasse o seu lugar junto aos outros 11. Eles então se reuniram, oraram a Deus para escolher o novo apóstolo para o grupo, o escolhido por eles foi #Matias. A reunião de escolha é relatada no livro de Lucas no primeiro capítulo de Atos dos Apóstolos.
A perseguição aos apóstolos continuou, feita pelos detentores do poder na época, o grande exército romano. Por fim dez dos apóstolos lmorreram como mártires da fé, que professsavam. Apenas Judas suicidou-se e João, nao teve sua morte decretada, que depois de ser exilado na ilha de Patmos, ganhou sua liberdade de volta e morreu de morte natural.
Ha relatos de um outro
#Judas na biblia.
– Não o Iscariotes João refere-se a um dos discípulos como “Judas, não o Iscariotes” (Jo 14.22). Não é fácil determinar a identidade desse homem. O NT refere-se a diversos homens com o nome de Judas – Judas Iscariotes; Judas, irmão de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3); Judas, o galileu (At 5.37) e Judas, não o Iscariotes. Evidentemente, João desejava evitar confusão quando se referia a esse homem, especialmente porque o outro discípulo chamado Judas não gozava de boa fama.
Mateus e Marcos referem-se a esse homem como Tadeu (Mt 10.3; Mc 3.18). Lucas o menciona como “Judas, filho de Tiago” (Lc 6.16; At 1.13). Não sabemos ao certo quem era o pai de Tadeu. O Historiador Eusébio diz que Jesus uma vez enviou esse discípulo ao rei Abgar da Mesopotâmia a fim de orar pela sua cura. Segundo essa história, Judas foi a Abgar depois da ascensão de Jesus, e permaneceu para pregar em várias cidades da Mesopotâmia. Diz outra tradição que esse discípulo foi assassinado por mágicos na cidade de Suanir, na Pérsia. O mataram a pauladas e pedradas.
Simão Zelote – Mateus refere-se a um discípulo chamado “Simão, o Cananeu”, enquanto Lucas e o livro de Atos referem-se a “Simão, o Zelote”. Esses nomes referem-se à mesma pessoa. Zelote é uma palavra grega que significa “zeloso”; “cananeu” é transliteração da palavra aramaica kanna’ah, que também significa “zeloso”; parece, pois, que este discípulo pertencia à seita judaica conhecida como zelotes. A Bíblia não indica quando Simão, foi convidado para unir-se aos apóstolos. Diz a tradição que Jesus o chamou ao mesmo tempo em que chamou André e Pedro, Tiago e João, Judas Iscariotes e Tadeu (Mt 4.18-22). Temos diversos relatos conflitantes acerca do ministério posterior deste homem e não é possível chegar a uma conclusão.
O APÓSTOLO CRUXIFICADO DE CABECA PARA BAIXO
#São #Pedro, chamado #Simão, nasceu na Betsaida, filho de um Jonas e irmão de André. Chamando-o para o apostolado Jesus Cristo o constituiu #chefe dos #Apóstolos e seu #vigário na terra.
É recordado muitas vezes nos quatros Evangelhos e neles tem papel preponderante. Depois de Pentecostes, iniciou imediatamente a pregação do Evangelho, primeiro aos judeus e depois aos gentios. Aprisionado pelo rei Agripa, foi liberado miraculosamente por um anjo. Depois do Concílio de Jerusalém, foi para a Ásia Menor e daí para Roma, onde estabeleceu sua sede. Foi o #primeiro #Papa e Bispo de Roma, foi crucificado de cabeça para baixo no mesmo dia que São Paulo foi morto, por ordem do imperador Nero, por volta do ano 67 DC
Suas relíquias mortais encontram-se na Basílica de São Pedro em Roma, sob o Altar da Confissão.
O irmão (mais velho) de Jesus
Quanto a Tiago, irmão de Jesus, que não era um dos apóstolos, Bissell garante que há evidências de sua existência. Mais do que isso: segundo o autor, as evidências mostram que ele pode ter sido a segunda pessoa mais importante do cristianismo no primeiro século depois de Jesus. Em 2002, foi encontrado um ossuário em Jerusalém que, dizem, pertence a ele.
Fonte: FatosCuriosos
@hypescience
Site: Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
Comentários
Postar um comentário