Pular para o conteúdo principal

UFMG coordena rede de laboratórios para diagnóstico da Covid-19

Categoria: PESQUISA E INOVAÇÃO.

UFMG coordena rede de laboratórios para diagnóstico da Covid-19
Projeto reúne 13 instituições brasileiras e prevê esforço de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão
Por: Bimontez
Repost em 25 de Junho de 2020.



Treze universidades públicas das cinco regiões geográficas do país compõem rede de laboratórios dedicada a ampliar a capacidade de realização de testes diagnósticos da Covid-19, por meio da detecção de marcadores moleculares do vírus Sars-CoV-2. A UFMG assumiu o papel de instituição executora do projeto, e a coordenação geral é do pró-reitor adjunto de Pesquisa da Universidade, professor André Massensini.

A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações teve o formato de chamada por encomenda e contará com recursos de R$ 32,5 milhões, repassados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto prevê, ainda, a coordenação de esforços de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, assim como ações de extensão, que incluem divulgação científica e suporte à sociedade. O apoio operacional ao projeto estará a cargo da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), vinculada à UFMG.

Em sua justificativa, o projeto enfatiza que a testagem em massa da população e a coleta e organização de dados epidemiológicos são fundamentais para embasar a tomada de decisões diversas – como medidas de restrição de circulação de pessoas e isolamento social – e a disponibilização de informação confiável à sociedade.   

O Projeto institucional em rede: laboratórios de campanha para testes de diagnóstico da Covid-19 congrega mais de 20 laboratórios – alguns deles vinculados aos hospitais universitários, outros de caráter multiusuários e unidades laboratoriais de pesquisa. Cento e dezoito pesquisadores, além de técnicos e estudantes bolsistas, participarão da iniciativa.

Confiança e capacidade
André Massensini chama a atenção para o potencial do projeto como fonte de produção de conhecimento e formação de recursos humanos e como mais uma demonstração da importância da ciência e das universidades. “Estamos prontos para atender a mais essa demanda da sociedade. Mas não se pode esquecer que o investimento na pesquisa precisa ser contínuo, e não apenas em momentos de emergência, para garantir que as estruturas estejam permanentemente em condições plenas de funcionamento”, afirma o pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG, que é professor do Instituto de Ciências Biológicas.

Ainda de acordo com Massensini, a UFMG se beneficia da longa experiência de seus pesquisadores em áreas como genética, imunologia e virologia. “Nosso papel de liderança nesse projeto se deve à confiança que a Universidade conquistou em quase um século de existência”, disse, mencionando também a experiência e a capacidade comprovada da Fundep na operacionalização e gestão de recursos para iniciativas como essa.

O projeto prevê a realização de 100 mil testes de diagnóstico por mês, e 30% deles serão feitos em sete laboratórios da UFMG, que já se dedicam à testagem para a Covid-19. Os kits para os testes por PCR serão fornecidos pela Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), localizado no Rio de Janeiro.

Universidades e pesquisadores
As universidades participantes, além da UFMG, são as federais Fluminense (UFF), da Paraíba (UFPB), de Pernambuco (UFPE), de Goiás (UFG), de São Paulo (Unifesp), de Santa Maria (UFSM/RS), do Mato Grosso do Sul (UFMS), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Amazonas (Ufam), do Paraná (UFPR), do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA).
Fonte: Portal UFMG.


Acompanhe-me nas minhas redes sociais:

Pagina no 
Facebook

Instagram

Twitter  (@bimontez): 

Linkedin

You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individ...

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a...

Os 10 Mandamentos do Corinthians 😍

Esse   texto eu dedico a todos(as)  pessoas que torcem para o time do Corinthians, assim como eu. A minha admiração pelo time comecouna infancia  quando eu tinha uns sete anos de idade, meu pai era corintiano e meus irmãos mais velhos São Paulinos e eu ia no embalo deles.  Certo dia meu saudoso pai me fez uma proposta, ofertou-me um conjunto camisa e short do time Corinthinas, eu aceitei e troquei de time, sem arrependimentos. Não tenho fanatismo, mas aprecio as disputas! Observação até  hoje tenho a camisa e guardo como recordação ❤ Vamos conferir os mandamentos!! CORINTHIANS -  TRADIÇÃO E FÉ   OS 10 MANDAMENTOS DO CORINTHIANS Por:  José Roberto Aquino-  jornalista           (Foto: Meu Timão ) 1 - "Todos os times tem uma torcida. O Corinthians é uma torcida que tem um time." 2 - "O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians." (jornalista Juca Kfouri) 3 - O que importa nã...