AS RELIGIÕES NO BRASIL
🇧🇷
A religião é um conjunto de símbolos e rituais que possuem significados amparados pela crença de um grupo de fieis que se identificam com a organização religiosa.
O último censo realizado no Brasil fez o levantamento da população e chegou ao número de 212,6 milhões de brasileiro (IBGE/2020)
Católicos e Protestantes
O censo demográfico realizado em 2010, pelo IBGE, apontou a seguinte composição religiosa no Brasil: 64,6% dos brasileiros (cerca de 123 milhões) declaram-se católicos; 22,2% (cerca de 42,3 milhões) declaram-se protestantes (evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais); 8,0% (cerca de 15,3 milhões). Em 2020, o Instituto de Pesquisa Datafolha publicou nova pesquisa, informando que os católicos representariam 50% da população brasileira e os evangélicos 31% da população brasileira, o que à época equivalia a 65,4 milhões de pessoas.
Espiritismo
De acordo com o Conselho Espírita Internacional, o espiritismo está representando em 36 países ao redor do mundo, sendo mais difundido no Brasil, onde conta com cerca de 3,8 milhões de adeptos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mais de 30 milhões de simpatizantes, de acordo com
com a Federação Espírita Brasileira (FEB).
Os espíritas também são conhecidos por influenciar e promover um movimento de assistência social filantrópica.
Candomblé e Umbanda
Só 0,2% dos moradores da capital seguem religiões de matrizes afro-brasileiras, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Judaísmo
Mais de 100 mil pessoas são de religião judaica no Brasil, mas o número de descendentes que não praticam mais o judaísmo é incerto.
Budismo
Os dados do último censo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,
apontam crescimento do número de seguidores. Segundo dados do censo brasileiro de 2010, havia no Brasil 243 966 praticantes do budismo.
Islamismo
O Islã no Brasil contava com 35 167 seguidores, segundo dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte:
@correiobraziliense
@Wikipédia
Comentários
Postar um comentário