Pular para o conteúdo principal

Quem eram as mulheres consideradas " bruxas" pela Inquisição católica?

CONSPIRANDO HISTÓRIAS

Tema de hoje: QUANDO SURGIU O TERMO BRUXA?

"Todo o estereótipo das bruxas que nós conhecemos hoje tem um motivo. Entretanto, essas feiticeiras eram caçadas apenas por #misoginia."

"A feitiçaria já era citada desde os primeiros séculos de nossa era. Autores como o filósofo grego Lúcio Apuleio (123-170) fazia alusão a uma criatura que se apresentava em forma de coruja (Hécate) que na verdade era uma forma descendente de certas mulheres que voavam de madrugada, ávidas de carne e sangue humanos." 
(Wikipédia)

Quem eram as bruxas?

Desde o início das civilizações, os homens adoravam #deuses e #deusas. Eles representavam divindade, respeito e proteção. Entretanto, quando o cristianismo passou a se disseminar pelo mundo, muitas crenças e outros simbolismos passaram ser perseguidos.

Rotulados como pecaminosos e heréticos, o #cristianismo começou a proliferar uma ideia de que existiam culturas erradas e as certas. E foi nesse momento que começaram as #caçasàsbruxas.

Caça à bruxa


Enfim, na Idade Média, as mulheres que possuíam qualquer domínio sobre ervas medicinais que auxiliavam na cura de doenças, eram julgadas e assassinadas. Por que? Elas eram consideradas como bruxas e feiticeiras. Segundo a visão católica, essas mulheres enganavam as leis de Deus, usando rituais que iam contra a Igreja Católica.

Nesse período, as mulheres que eram consideradas bruxas, foram acusadas de tentar forjar um poder divino. Isso porque elas curavam doenças com ervas e, segundo a Igreja Católica, apenas Deus poderia mudar o curso divino das coisas.

Além disso, elas também começaram a ser acusadas de fazerem pactos com demônios e com o diabo. Sendo até mesmo capazes de realizar coisas impossíveis, como conseguir voar. Por fim, esse pensamento e essas acusações fizeram com que diversas mulheres fossem mortas na Europa até o começo do Iluminismo.

Como começou o movimento de bruxaria

No século 13, quando o feudalismo começou a ruir, um processo de êxodo para as cidades passou a crescer na Europa. Juntamente, várias revoltas camponesas também acompanharam o movimento. Enfim, nesse mesmo período passou a mudar as relações das mulheres e as normas sociais que existiam na época. Ou seja, as #mulheres começaram a #conquistar algumas #liberdades que não tinham acesso anteriormente. Contudo, a vida não ficou tão melhor. Porque com as liberdades, vieram as perdas de garantias, como por exemplo alimento e casa. Enfim, o que aconteceu foi o modelo feudal foi substituído pelo capitalista.

Portanto, as mulheres começaram a sair de casa e trabalhar, com funções que até então eram só de homens. E infelizmente, isso não passou batido pela Igreja, que via as mulheres se livrando do controle dos homens ao exercerem outras atividades além das de casa.

A Inquisição


A Inquisição começou no século 12. Seu intuito a princípio era eliminar algumas heresias. Como por exemplo, o valdismo e o catarismo. Entretanto, no século 13, em 1320, bruxaria entrou para o grupo de coisas consideradas como heresia segundo o papa João XXII.

Após o surto de Peste Negra, no século 14, as bruxas começaram a ser ainda mais caçadas pela Inquisição. Segundo os líderes religiosos, o surto veio como uma forma de punição aos comportamentos não cristãos, leniência e heresias. Ou seja, comportamentos de feiticeiras que "mexiam" com magia negra.

O livro que incitou assassinatos de bruxas

Em 1487, Heinrich Kramer lançou Malleus Maleficarum. Durante dois séculos ele foi o segundo livro mais vendido na Europa – perdendo apenas para a Bíblia. 
Seu conteúdo?
Um guia sobre heresias e de caça às bruxas. Aliás, ele ainda diz que mulheres têm uma tendência a se "tornarem" bruxas.

O resultado foi: depois do lançamento do livro, a bruxaria se tornou um crime muito maior. Os católicos começaram a usá-lo como base nos julgamentos e das condenações de mulheres suspeitas de bruxaria. Aliás, é importante citar que, quem usava o livro eram tribunais seculares. Também eram o Estado que queimava as acusadas.

Mas essas bruxas más realmente existiram?

Surpreendentemente, existiram sim. Na Idade Média havia o grupo luciferianos, satanistas que surgiram devirado dos cátaros. Enfim, eles viveram na Alemanha durante o século 13 e acreditavam que Satã era o lado bom da guerra com Deus. Ou seja, ele foi apenas um injustiçado.

Entretanto, satanistas eram raros e irrelevantes para a história. Por outro lado, diversos #magos surgiram por aí. Eles eram #alquimistas que ganhavam muito dinheiro com rituais secretos, livros de feitiços, grimórios e muito mais. Mas por que esses não eram perseguidos?

#Alquimistas eram #homens, educados, ricos, conselheiros de reis e papas e toda a sua atividade era vista com uma manipulação da natureza. Por outro lado, as #bruxas eram conhecedoras de poções e ritos pagãos, estando sempre associadas à adoração ao diabo.

O que era realmente uma bruxa

Na realidade o que o #Estado e a #IgrejaCatólica considerava como bruxas, eram apenas #mulheresindependentes que cultivavam certas tradições, passando-as de mãe para filha. Assim como, provavelmente, sua vó já ensinou sua mãe a fazer algum remédio caseiro.

O simples fato de mulheres se mostraram habilidosas na vida, capazes de se cuidar e até mesmo de fazer partos, era considerado algo absurdo para a Igreja. Aliás, era só através de muita tortura que conseguiam fazer com que essas "feiticeiras" confessassem crimes que nunca cometeram, fortalecendo o #MitodaBruxaria.

No auge, qualquer vestígio era usado como forma de explanar a bruxaria. Ou seja, gados morrendo, colheitas ruins e até epidemias (como foi citado a Peste Negra anteriormente) eram causados pelas bruxas adoradoras do diabo. Aliás, traços que nada tinham relação, passaram a ser considerados traços de bruxas.

#Obs**
Como por exemplo ter marcas na pele, nariz grande, verrugas, deformações físicas e muito mais. E isso tudo porque o #Vaticano #considerava que o #malsemanifestava #atravésdo #queera #feio.

Enfim, tudo isso acabou favorecendo o atual #esteriótipo de #bruxa que nós conhecemos.

Judeus

Assim como mulheres que faziam remédios caseiros eram consideradas bruxas, os judeus também acabaram recebendo esse título e foram muito perseguidos no período da Idade Média. Isso tudo por conta de #lendas onde um judeu se recusou a ajudar Jesus em seu caminho com a cruz, ou sequestrava crianças e por aí vai.

De onde surgiram as bruxas

Então toda a história das bruxas começou na África. Contudo, lá as práticas eram de feitiçaria e não se assemelhavam em quase nada com a bruxaria que conhecemos. Enfim, a feitiçaria deles se baseava no fato de quem existiam ligações ocultas entre os fenômenos naturais que ocorriam na Terra.
Ou seja, eles acreditavam que o #cosmo era um todo e que, por meio de todo o poder e conhecimento que tinham, eles conseguiriam influenciar ou até controlar as ligações ocultas. Como resultado, eles teriam alguns resultados que desejavam. Em outras palavras, os feiticeiros da África faziam simpatias.

Aliás, sempre foi comum usar essas feitiçarias para melhorar colheitas, arrumar emprego, marido e até se livrar de doenças. Entretanto, ficou claro que cada #civilização lidou com essa prática de forma diferente. Das semelhanças entre a bruxaria europeia e a feitiçaria africana podemos citar que: eram quase sempre praticadas por mulheres, mudavam de forma e voavam, praticavam canibalismo, orgias e muito mais.

Outro fato muito marcante e semelhante entre ambas as práticas era a misogenia. Enquanto os homens eram considerados magos, xamãs ou curandeiros, as mulheres ficavam com as características ruins. Ou seja, a feiticeira má que rogava praga nos outros.

A visão greco-romana da bruxa

Traços de deusas foram atribuídos às bruxas. Aliás, na cultura greco-romana (e em todas as outras) os responsáveis por combater essas feiticeiras, eram homens magos. Eles eram capazes de criar feitiços e amuletos de proteção contra essas "mulheres más".

Inclusive, foi a visão greco-romana que auxiliou na associação ainda atual da bruxaria com a demonologia. Isso porque segundo os gregos da Idade Média para realizar feitiços, as mulheres precisavam se contatar com espíritos, ou daimones. Entretanto, essa palavra só começou a ter associação com espíritos ruins décadas depois.

Posteriormente começou toda a crença que já foi contada anteriormente sobre o cristianismo começar a ganhar cada vez mais força fazendo com que práticas simples de feitiçaria fossem consideradas como heresia e como algo do mal. Fazendo com que assim começasse a caça às bruxas.

**Bruxa
História, visão atual e características que as representavam
Fonte: @SegredosdoMundo
Foto: Reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individuais, cada um com s

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a

Uma breve história de Royal Raymond Rife

ROYAL REYMOND RIFE O homem que criou a cura do Câncer, foi chamado de “Charlatão” Imagine, por um momento, que você gastou mais de duas décadas em uma pesquisa árdua e laboriosa ..., que você descobriu um aparato  eletrônico incrivelmente simples para curar literamente todas as doenças do planeta causadas por viroses e bactérias . De fato, é  uma descoberta que poria um fim à dor e ao sofrimento de incontáveis milhões de pessoas e mudaria a vida na terra para sempre.  Certamente, o mundo médico viria correndo a você para abraçá-lo com todas as honras e recompensas financeiras imagináveis. Infelizmente, o que se constata com os maiores gênios da medicina em toda os registros da história, é que tiveram um destino  literalmente oposto à lógica esperada. Na verdade, a história da medicina está repleta de estórias de gênios traídos pelo  pensamento retrógrado e o ciúme, mas mais pateticamente, pela ganância e pelo dinheiro. No século XIX, Semmelweiss enfrentou grande resistência