Religião-
Agnosticismo
Agnosticismo é uma doutrina filosófica que declara o absoluto inacessível ao espírito humano ou que considera vã qualquer metafísica e qualquer ideologia religiosa, uma vez que alguns desses preceitos ou ideologias não podem ser comprovados empiricamente.
Ateísmo agnóstico
Posição filosófica
Teísmo agnóstico
é o ponto de vista filosófico, que engloba ambos o teísmo e o agnosticismo. Um agnóstico teísta acredita na existência de pelo menos uma divindade, mas diz respeito à base desta proposição como "algo desconhecido ou inerentemente incognoscível.
Ateu é quem não acredita em Deus e nega sua existência. Já o agnóstico diz que é impossível afirmar com certeza se Deus existe ou não.
O biólogo evolutivo Thomas Huxley inventou a palavra “agnóstico” em 1884. Ela significa “desconhecido” em grego.
O ateu pode ser, contudo e não é raro, um agnóstico. Há um agnósticismo ateu e a combinação de ateísmo com o agnosticismo assim chamada não é incomum.
Como se tratam de duas palavras com grafias parecidas, mas com significados distintos, o que vai determinar se o termo a ser utilizado é gnóstico ou agnóstico é o sentido que se quer expressar. Já agnóstico é: o indivíduo que não acredita nem nega a existência de um Deus.
Tipos de agnósticos
🔹Agnóstico teísta. Um agnóstico teísta admite que não tem conhecimento que comprove a existência de Deus, mas acredita na possibilidade da existência de uma ou mais divindades.
🔹Agnóstico ateísta.
🔹Agnóstico fraco.
🔹Agnóstico forte.
🔹Agnóstico apático.
A filosofia agnóstica iniciou-se no século XVIII com os estudos de Immanuel Kant e David Hume, já o termo agnosticismo surgiu no século XIX, formulado pelo biólogo britânico Thomas Henry Huxley, no decorrer de uma reunião feita na Sociedade Metafísica.
Os gnósticos eram dualistas.
Eles formulam sua opinião com base em observações e convicção filosófica, ética, social e política, tudo sob um ponto de vista racional.
Fonte: textos da web
Comentários
Postar um comentário