VOCÊ SABE O QUÊ É ESTADO LAICO?
O Estado Laico é uma forma de organização política que garante a liberdade religiosa de todos os seus cidadãos.
De uma maneira geral, o Estado laico é um estado neutro e leigo. Busca- se através dele que uma sociedade de modo geral, mesmo com diversidade de crenças e ideologias, consiga se desenvolver pacificamente, tratando o próximo com o devido respeito, obedecendo a um governo sem posição religiosa definida..
Origem do Termo
A palavra laico vem da expressão grega laos que designava o povo em sentido universal. O termo laos referia-se, portanto, à população, ao povo todo, sem exceção alguma.
Passando pelo latim, a mesma expressão grega, derivou igualmente, a palavra portuguesa leigo com o significado de não-clérigo.
O quê a Constituição diz sobre:
Art. 5º […]
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona -los, embaraçar -lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
O Brasil designou- se como Estado laico no ano de 1890, através do Decreto 119-A de Ruy Barbosa. A verdade é que a liberdade de crença já existia no Brasil antes do referido Decreto, contudo, a liberdade de culto não era uma realidade.
Objetivo do Estado Laico
O Estado Laico tem como objetivo a construção de uma sociedade onde nenhum grupo social possa se impor aos demais elementos que a integram.
Para cumprir essa meta, o Estado laico tem que se declarar neutro e não interferir em nenhum assunto relativo à religião. Por sua parte, nenhum grupo religioso, político e étnico, teria o direito de se intrometer nos temas políticos
A religião seria assim uma opção particular dos indivíduos que compõem a sociedade. O Estado apenas as reconhece e lhes assegura o direito de livre associação e protege seus membros de eventuais agressões.
Fonte: @todamateria
@Jurídicocerto
Comentários
Postar um comentário