Pular para o conteúdo principal

O quê é o Satanismo,Uma religião ou uma "seita"?

CURIOSIDADES

O quê  é  o Satanismo,
Uma religião ou uma seita?

O #satanismo é composto por várias crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns entre elas incluem associação simbólica, admiração e até veneração ao personagem #Satanás ou de outras figuras rebeldes similares, como #Prometeu, e figuras libertadoras.

Existem diferentes correntes de satanismo, com diferentes crenças e práticas.

Algumas das origens do satanismo podem ter começado com rituais de adoração e em honra ao #titã #Prometeu, ao deus egípcio #Set, ao deus sumério #Enki ou ao deus #Moloque, adorado pelos amonitas.

No cristianismo, Satanás, também chamado de #Lúcifer por muitos cristãos, aparece pela primeira vez no livro Crônicas, instigando o rei David a fazer um censo de Israel.

O cristianismo e o Islã tipicamente consideram Satanás como o #adversário ou #inimigo, mas muitas revisões e recomposições populares de contos bíblicos inseriram sua presença e influência em quase todos os aspectos de posição adversa, até à narração da Criação, em Gênesis e Queda do Homem. Especialmente por cristãos e muçulmanos, a figura de Satanás foi tratada variavelmente, como #competidor #rebelde ou #invejoso dos seres humanos, de Jesus, e caracterizado como anjo caído ou demônio governador do submundo penitencial, acorrentado num poço fundo, vagando pelo planeta em busca de almas ou provendo ímpeto para farsas mundanas.

Particularmente após o #iluminismo, algumas obras, como #Paraíso #Perdido, foram tomadas pelos românticos e descritas como ilustradoras do Satanás bíblico como uma #alegoria, representando #crise de #fé, #individualismo, #livre-#arbítrio, #sabedoria e #iluminação.
Essas obras demonstrando Satanás como um #personagem #heroico são poucas, mas existem; George Bernard Shaw, William Blake e Mark Twain (Letters from the Earth) incluíram tais caracterizações nos seus trabalhos bem antes de satanistas religiosos começarem a escrever. Foi então que Satanás e o satanismo começaram a ganhar novos significados fora do cristianismo.

✔ O que diz a Bíblia Satânica?

É um livro dividido em quatro partes, que defende que Satã é uma força da natureza e pode ser invocado com rituais mágicos. Publicada em 1969, a obra foi reeditada 30 vezes e é a mais influente do chamado satanismo ateu. Para essa corrente de pensamento, o diabo não é como os cristãos o enxergam, ou seja, um ser maléfico em oposição a um Deus bondoso – pelo contrário, na Bíblia Satânica, Deus e Satã são muitas vezes citados como a mesma entidade. O autor é Anton LaVey (1930-1997), também fundador da Igreja de Satã. Há quem diga que ele escreveu a obra para aproveitar o sucesso do filme O Bebê de Rosemary, de 1968. O Satã de LaVey considera Jesus e suas leis de caridade uma grande farsa. Ele não pede adoração, mas que cada um viva de acordo com sua própria lei.

Como é a religião satanista?

Assim como outras religiões, há várias vertentes com diferentes versões do satanismo. A mais tradicional é a Igreja de Satã, criada em 30 de abril de 1966, por Anton LaVey, autor da Bíblia Satânica. A data marca o início do equinócio (momento do ano em que dia e noite têm a mesma duração) da primavera.

SEM MAGIA NEGRA

Anton LaVey (1930-1997) foi músico, fotógrafo forense e estudioso do ocultismo. De sua avó do Leste Europeu, herdou o interesse por magia negra e superstições. Mas esse aspecto quase não existe na Igreja de Satã – ele diz que a fundou por iniciativa própria, sem invocar nenhum espírito ou demônio.

100% ATEU

Satanistas não acreditam em Deus. Mas também não creem no Diabo, como seria de se imaginar. Ele é considerado uma #invenção do #cristianismo.
O foco da crença é no indivíduo: cada um é “seu próprio deus” e “seu próprio demônio”. A melhor coisa a se fazer é aproveitar a vida ao máximo, sem a típica culpa comum em muitas outras religiões.

SEM CHORO NEM VELA

Apesar de ser uma igreja, não há rituais – nada de casamento, missa ou batismo. Aliás, satanistas não acreditam em batismos de crianças porque elas ainda não possuem livre arbítrio para escolher a religião que querem seguir. Para se converter à Igreja, basta ler os livros básicos, como a Bíblia Satânica, e concordar com as regras. O sigilo de Baphomet (o pentagrama de ponta-cabeça, que aparece na ilustra acima) não tem valor ritualístico, mas está presente na sede da Igreja de Satã.

VOCÊ QUER? VOCÊ PODE

O satanismo não estimula a “maldade”. Mas coloca a liberdade pessoal e a busca pelo prazer acima de tudo. O praticante deve tratar os outros como eles o tratam: gentileza gera gentileza, mas se rolar maldade ele pode revidar na mesma moeda. Além disso, a Bíblia Satânica incentiva a busca pela sabedoria: o indivíduo deve estudar sempre, ampliar os horizontes, conhecer ideias diferentes, para não ficar preso em ilusões.

✔  MANUAL DE INSTRUÇÕES

A Bíblia Satânica não é considerada sagrada, como a Bíblia é para os cristãos e a Torá para os judeus. É só um texto com as orientações e os mandamentos dessa filosofia de vida. Ela está dividida em Livro de Satã, Livro de Lúcifer, Livro de Belial e Livro de Leviatã. Cada um aborda um assunto, como amor, ódio, sexo, crenças e regras de vida.

SATANIVER

Não há feriados oficiais. Já que o foco da fé é no indivíduo, a data mais importante é o aniversário do praticante. Ele também pode adotar festas de outras religiões (como o Natal), se assim quiser. Outras datas especiais são ligadas à natureza: muitos satanistas celebram os equinócios, os solstícios (momento do ano com o período diurno mais longo) e o Halloween (cuja origem está ligada à época das colheitas).

Os nove mandamentos

1. Satã é indulgência, e não abstinência

2. Satã representa a existência vital e não idealizações espirituais

3. Satã representa a sabedoria pura e não o autoengano hipócrita

4. Satã representa a bondade com quem merece e não com os ingratos

5. Satã representa vingança em vez de oferecer a outra face

6. Satã representa responsabilidade para os responsáveis em vez da preocupação com os vampiros psíquicos

7. Satã representa o homem como apenas um animal (às vezes melhor, às vezes pior que aqueles que andam nas quatro patas), que, por causa de seu “desenvolvimento espiritual e intelectual”, se tornou o mais perverso de todos

8. Satã representa todos os chamados pecados, já que todos eles levam a recompensas mentais, emocionais ou físicas

9. Satã tem sido o melhor amigo que a Igreja [cristã] já teve, porque a manteve funcionando todos estes anos

Os nove pecados

1. Estupidez

2. Pretensiosidade

3. Solipsismo (a crença de que não existe nada além da experiência individual)

4. Autoengano

5. Conformidade extrema

6. Falta de perspectiva

7. Esquecer as manipulações do passado

8. Orgulho contraprodutivo

9. Falta de estética

CONSULTORIA Cidadão Jared McGhee, agente da Igreja de Satã



FONTES 
Site Church of Satan; livros The Secret Life of a Satanist: The Authorized Biography of Anton Szandor LaVey, de Blanche Barton, e Children of Lucifer: The Origins of Modern Religious Satanism, de Ruben van Lui
Via: @revistaSuperinteressante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individuais, cada um com s

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a

Uma breve história de Royal Raymond Rife

ROYAL REYMOND RIFE O homem que criou a cura do Câncer, foi chamado de “Charlatão” Imagine, por um momento, que você gastou mais de duas décadas em uma pesquisa árdua e laboriosa ..., que você descobriu um aparato  eletrônico incrivelmente simples para curar literamente todas as doenças do planeta causadas por viroses e bactérias . De fato, é  uma descoberta que poria um fim à dor e ao sofrimento de incontáveis milhões de pessoas e mudaria a vida na terra para sempre.  Certamente, o mundo médico viria correndo a você para abraçá-lo com todas as honras e recompensas financeiras imagináveis. Infelizmente, o que se constata com os maiores gênios da medicina em toda os registros da história, é que tiveram um destino  literalmente oposto à lógica esperada. Na verdade, a história da medicina está repleta de estórias de gênios traídos pelo  pensamento retrógrado e o ciúme, mas mais pateticamente, pela ganância e pelo dinheiro. No século XIX, Semmelweiss enfrentou grande resistência