HANSENÍASE TEM CURA
A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Muitas pessoas conhecem a doença pelo nome de lepra e pode ser chamada ainda de doença de Hansen. Ela acomete principalmente a pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas. A Hanseníase é uma doença contagiosa de evolução muito lenta. O tempo de incubação e manifestação dos primeiros sintomas podem levar de 6 meses a 6 anos, com casos de até 20 anos para que isso ocorra.
É muito importante saber que o contato com a pele ou objetos não transmite a doença. E após 15 dias de tratamento o paciente não transmite mais a infecção.
Os números da última análise realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, relataram mais de 200 mil novos casos de hanseníase a cada ano, sendo que mais de 12 mil pessoas sofreram deficiências graves.
Cerca de 94% dos casos notificados concentram-se em 13 países e, infelizmente, o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking com o maior número de casos, ficando atrás apenas da Índia.
⚠️Os principais sinais e sintomas da hanseníase são:
Manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas na pele, com perda de sensibilidade ao calor, dor ou ao tato;
Formigamentos, choques e câimbras nos braços e pernas que evoluem para dormência (a pessoa se queima ou se machuca sem perceber);
Caroços e inchaços pelo corpo, algumas vezes doloridos;
Áreas com diminuição de pelos e do suor;
Perda de sensibilidade e dor em nervos periféricos afetados, principalmente mãos, pés e olhos;
Fraqueza muscular, com dificuldades até para segurar objetos.
Fonte: @bioemfoco
Comentários
Postar um comentário