Pular para o conteúdo principal

A historia de Hiram Abiff.

#HISTÓRIA

Esse artigo esta relacionado a figira de Hiram Abiff,

 que é  considerado mestre construtos, do Templo de Salomão. Ele é  citado no Ritual Macedônico.
Abordaremos também a MAÇONARIA  

e as ordens: DeMoley, e as filhas de Jó. 
Maçonaria seria algum tipo de religião ou seita. Relacionam-na com homens profanos em suas fileiras dispostos a tudo para perpetrar uma espécie de plano de dominação mundial. Obviamente nada disso é verdade.
“Esses mitos envolvendo a Maçonaria e os Maçons foram construídos durante séculos, alimentados pelo medo irracional do desconhecido e pelo puro preconceito, com apoio, é claro, de campanhas difamatórias a respeito da Ordem durante as vicissitudes da história.

A FIGURA LENDÁRIA 
HIRAM ABIFF-
Lenda é um relato fantasioso que parte de um fato verídico;

O nome Hiram Abiff não consta na Bíblia, mas existem referências a pessoas chamadas Hiram que são:

🖍 Hiram, rei de Tiro, referido em II Samuel 5:11[1] e em I Reis 5:15-32, por ter enviado material de construção e um homem para a construção do templo original de Jerusalém.
Em I Reis 7:13–14, 
🖍 Hiram é descrito como um homem de Tiro que #trabalhava em #bronze, filho de uma viúva da tribo de Neftali.
Hiram Abiff é uma figura alegórica mencionada no ritual maçônico, que é figurado como #mestre de #construção do templo do Rei Salomão.

Seu nome é de origem hebraica, posto os dois Hiram referidos na Bíblia proviessem do Líbano. Temos Hiram ou Hirão rei Tiro e Hiram Abiff, o artífice que esse Rei enviara a Salomão para o embelezamento do Grande Templo. Hiram, o #arquiteto, era filho de uma mulher da tribo de Dan e de um homem tírio chamado Ur, que significa "#forjador de #ferro", consoante o relato bíblico em 
II Crônicas, 10; ou 
filho de uma viúva da tribo de Naftali consoante refere 
Reis I, 7:13. 
O nome Hiram pode ser traduzido como 
"#Vida #Elevada".
A lenda apresenta Hirão-Abi como salvador maçônico, e apregoa um rito de morte e ressurreição do seu salvador.
Na lenda, #HiramAbiff, se dá como tendo sido assassinado por três maus companheiros.  Hiram o arquiteto existiu; a história dos Hebreus o refere; e ele foi assassinado por três construtores porque ele era o único que #sabia #decifrar as #escrituras do #templo de #Salomão, as quais alguns tinham cobiça. 
Alguns autores referem que teria sido a Lenda criada para dar sustento político à casa real dos Stuart.
(:II Crônicas, 10; Reis I, 7:13.)

"Perco minha vida, mas não revelo os segredos", 

e por essa recusa é ferido. Na terceira vez, negando novamente os segredos a um terceiro enviado para obtê-los, Hirão-Abi é morto. No dia seguinte, Salomão envia um grupo para investigar e descobrir a respeito de Hirão-Abi. Seu corpo é encontrado embaixo de um pé de acácias.
Na lenda de Hiram Abiff, surgem três "Assassinos", que feriram até a morte o Mestre, através de golpes com instrumentos de trabalho, a #régua, o #esquadro e o #maço. Todos os golpes contribuíram para essa morte e todos os produziram com excessivo dolo. Diz-se em maçonaria, "Assassino", aquele que "trai" os ideais maçônicos, pois "destrói" a vida espiritual

Finalmente, então, meus irmãos, imitemos nosso Grande Mestre, Hirão-Abi, em sua #conduta #virtuosa, sua #piedade genuína a Deus, em sua inflexível #fidelidade ao que lhe está confiado, para que, como ele, possamos receber o severo tirano, a Morte, e recebê-lo como um gentil mensageiro enviado por nosso Supremo Grande Mestre, para nos transportar desta imperfeita para perfeita, gloriosa e celestial Loja lá em cima, em que o #Supremo #Arquiteto do #Universo preside.
(Lynn Perkins escreve:)

📌 Observação;

Grande Arquiteto do Universo (abreviado para GADU), segundo algumas religiões e sistemas de crenças, seria o principal Criador do universo, principalmente do mundo material (#demiurgo-
"trabalhador para o povo") independente de uma crença ou religião específica.
O filosofo Platão designa o artesão divino - causa da alma do mundo.

Portanto, a Maçonaria ensina que a redenção e salvação são ambos o poder e a responsabilidade do maçom individual. Salvadores como Hirão-Abi podem me mostram o caminho, mas os homens precisam sempre seguir e demonstrar, cada um por si, seu poder de salvar a si mesmos.

Albert Mackey esclarece que a história de Hiram visa

...ensinar a imortalidade da alma. Esse ainda é o principal propósito do terceiro grau da Maçonaria.
Esse é o escopo e objetivo do seu ritual. O #MestreMaçom representa o homem em suas três fases - #infância, #adultícia e #velhice -, que são tão fugidias quanto as sombras, porém ressuscitado do túmulo da iniquidade, e despertado para uma outra e melhor existência. Por sua lenda e por todo seu ritual, é implícito que fomos redimidos da morte do pecado...
...O Mestre Maçom representa um homem salvo do túmulo da iniquidade, e ressuscitado para a #fé da #salvação.

A SIMOLISMO DA PALAVRA ABIFF

Abiff 

Trata-se de uma palavra composta das iniciais extraído de outras quatro palavras: Aleph, Beth, Iod e Vav, todas hebraicas. O interesse maçônico diz respeito a Hiram Abif. Significa "seu pai". É também, um título de respeito. O Rei de Tiro ao referir ao seu artífice chama-o de "meu amo Hiram". No Livro de Crônicas, é chamado de "Seu Pai, Hiram Abiff". O sobrenome resulta em seu título de honra: Hiram, o pai da construção do Grande Templo.

SIMBOLOS DA  MAÇONARIA - são o conjunto de símbolos que formam a base do método maçônico.

HISTORIA DA MAÇONARIA 

A História da maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) relata a evolução de sociedades ditas maçônicas, que se estruturam de modo discreto e em carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanismo, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade] e aperfeiçoamento intelectual, constituindo-se em uma associação iniciática e filosófica. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
A maçonaria 
(do inglês mason, que significa pedreiro, construtor) é uma organização com fins filantrópicos, educacionais, filosóficos, progressista e educativa.
Tem seu método educacional todo baseado em simbologia e em rituais. Nascida da maçonaria operativa e dos pedreiros livres, toda sua estrutura simbólica é baseada nos utensílios dos pedreiros, construtores e arquitetos medievais.
 A maioria dos símbolos usados na maçonaria são utensílios de pedreiros ou símbolos de outra categoria, incorporados à ordem. Pela importância da maçonaria, muitos deles hoje são considerados como símbolos maçônicos.

🖌 A Cifra maçónica ou cifra pigpen é uma cifra utilizada pela maçonaria que consiste na simples substituição de símbolos por letras, de acordo com um determinado esquema.

🖌 
O Olho da Providência é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, muitas vezes dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade. Tem origem 
Alquímica em entalhe de madeira, mostrando o Olho que Tudo Vê de Deus flutuando no céu.
Na sua forma atual, o símbolo apareceu primeiro no oeste durante o século XVII e XVIII, porém, muitos artigos e pessoas confundem o "Olho que Tudo Vê" com as representações da Mitologia Egípcia, no Olho de Hórus. Em descrições do século XVII, o "Olho da Providência" algumas vezes aparece rodeado de nuvens. O Olho que Tudo Vê é então um lembrete para os Maçons de que sempre são observados pelo Grande Arquiteto do Universo, ou GADU. Tipicamente o Olho Maçônico da Providência tem um semi-círculo de luz sob o olho — frequentemente com os raios incidindo para baixo. Às vezes, um triângulo é incluído ao Olho, mas isto é visto como uma referência à preferência do Maçom para o número três em numerologia. Outras variações do símbolo também podem ser achadas, com o olho sendo substituído pelas letras ‘G’, representando o Grande Arquiteto.

ATUALMENTE - O olho da providência e usado em:
* O Olho da Providência na nota de um dólar

* O Olho que Tudo Vê aparece na torre da Catedral de Aachen.

* Uma versão do olho no frontão da Catedral de Nossa Senhora de Cazã.

* Grande selo dos Estados Unidos da América

Várias organizações Norte-Americanas também incorporam o Olho da Providência em seus logos, apesar de seu uso já estar associado ao * Grande Selo.
Dólar.
* Formato do logo do Information Awareness Office.
* Steve Jackson Games.
* O logo da The All-Seeing Eye, um software projetado para ajudar gamers da Internet a acharem servidores de jogos.
* O Olho da Providência era anteriormente logotipo da Time Warner antes de sua incorporação com AOL.
* Em O Senhor dos Anéis, Sauron é descrito como tendo um Olho que Tudo Vê. Na trilogia de J. R. R. Tolkien, Sauron é fisicamente manifestado como um olho.
* Em Fullmetal Alchemist Brotherhood, no 60º episódio, o portão da Verdade do Mundo aberto pelo "Pai" é o Olho da Providência que se abre no céu através de um eclipse, que representa a Existência Perfeita, ou seja, Deus.
* Em Gravity Falls, no 19º episódio, aparece um personagem chamado Bill Cipher, que representa o Olho da Providencia que aparece através de uma invocação.
* A banda estadunidense Pearl Jam usou o símbolo como marca de seu quarto álbum, No Code.
* No Brasil, o olho dentro de um triângulo é também um selo de marketing muito antigo e de propriedade das extintas Indústrias de Fósforos Fiat LUX.

O olho dentro ou na ponta de um triângulo quer dizer alinhamento (mira) e tem origem em assuntos ligados a navegação astronômica.

🖌 Landmarks da Maçonaria são antigas obrigações, usos, costumes e tradições, considerados pela maioria dos autores maçônicos como as mais antigas leis que a regem. Dentre outras coisas, preveem a obrigatoriedade de uma "crença em um ser superior" (O Grande Arquiteto do Universo), o respeito e a igualdade entre seus membros, o simbolismo maçônico, entre outros. O último landmark, de acordo com Mackey, diz que nenhum dos anteriores deve ser mudado: 
"NOLUMUS LEGES MUTARI"

🖌 O Calendario Maconico- é a forma de organização dos meses e dos anos. O ano maçónico inclui duas datas festivas: São João Baptista (24 de Junho) e São João Evangelista (27 de Dezembro). Estas datas coincidem, simbolicamente, com os solstícios do Verão e do Inverno, respectivamente.

🖌 Salmo da Fraternidade ou Salmo da Concórdia ou Salmo Maçônico, refere-se ao Salmo 133, onde David enaltece a fraternidade citando Aarão no contexto dos Montes Sião e Hermon.

🖌 Jahbulon, Jabulon ou Jah é uma palavra que foi utilizada para representar o nome inefável de Deus, em algumas sociedades como a Maçonaria e a Ordo Templi Orientis.

 🖌 Oriente Eterno
Oriente Eterno ou Grande Loja Celestial é o título pelo qual a Maçonaria designa a habitação das almas após a morte. Ela não afirma se esta habitação é definitiva ou provisória, nem a descreve como um local ou um estado da alma. Esta definição teria por fim afirmar a crença dos maçons na vida após a morte, sem dogmatizar ou ter de escolher entre as várias formas em que isso seria possível

🖌 Lowtons é como são chamados os filhos, enteados e netos de maçons que passaram por uma cerimônia especial de adoção em uma Loja Maçônica. Para se tornar um lowton, a criança tem que ter entre sete e dezesseis anos de idade. Ao serem adotados por uma Loja Maçônica, a Loja contrai para com eles a obrigação de servir-lhe de tutor e guia na vida social. O Lowton, após a cerimônia de adoção, recebe um diploma.

PESSOAS NOTÓRIAS

🖋 A Honorável Elizabeth Aldworth (Condado de Cork, 1693 - Condado de Cork, 1773), nascida Elizabeth St. Leger, conhecida em sua época como a "Senhora Maçon", foi a primeira mulher a ser iniciada na maçonaria regular.

🖋 James Anderson (Aberdeen, Escócia 1679 - Londres 1739) foi educado em Aberdeen, na Escócia. Ordenado ministro da Igreja da Escócia em 1707, deslocou-se para Londres, onde ministrou na congregação da Glass House Street até 1710, na Igreja Presbiteriana na Swallow Street até 1734, e na Lisle Street Chapel até a data da sua morte. James Anderson é sobretudo conhecido pela sua associação com a Maçonaria.

🖋 Albert Gallatin Mackey (12 de Março de 1807 – 20 de Junho de 1881), foi um médico estadunidense, e é mais conhecido por ter sido autor de vários livros e artigos sobre a Maçonaria, sobretudo, nos Landmarks da Maçonaria. Ele serviu como Grande Professor e Grande Secretário da Grande Loja de Carolina do Sul; e Secretário-geral do Conselho Supremo do Antigo e Aceito Rito da Jurisdição Sul dos Estados Unidos.

🖋 Albert Pike
Conhecido(a) por Reestruturar o REAA
Nasceu em 29 de dezembro de 1809
Boston, EUA. Morreu em 02 de abril de 1891, aos 81 anos, Washington, EUA
Sua Cônjuge era Mary Ann Hamilton. E exercia a atividade de Advogado,
Maçom, Escritor:
Magnum opus Moral & Dogma
Serviu ao Serviço Militar, e tinha a Patente de Capitão
General.

🖋Prince Hall-
Abolicionista, Líder cívico (activista dos direitos civis), Catering e Fundador do que haveria de ser, a Grande Loja Prince Hall.Nascimento 1735
Local desconhecido
Morte 4 de dezembro de 1807 (72 anos)
Boston, Massachusetts,  Estados Unidos

🖋 João Batista (2 a.C.–28 d.C.) foi um pregador itinerante cujo aparecimento se deu na Judeia, provável lugar de nascimento e na Galileia (c. 28 d.C.) na época de Herodes; João teve muitos seguidores e pregava aos judeus, dizendo que deveriam exercer a virtude
 e a retidão e usava o batismo como símbolo de purificação da alma em seu movimento messiânico. Sua historicidade é controversa, sendo referido pelo escritor e historiador Flávio Josefo, na sua obra Antiguidades judaicas.

🖋 João de Patmos é o nome dado, no Apocalipse, ao autor do texto que é parte do Novo Testamento. De acordo com a citação, João estava vivendo na Ilha de Patmos onde, de acordo com alguns, ele estaria exilado.
Na maior parte das denominações cristãs, João de Patmos é considerado como um profeta , recebedor de uma revelação divina. Ele também já foi referido como "João, o Divino", "João, o Revelador", "João, o Teólogo" e "Águia de Patmos" e "João, o Visionário".

RITOS MECÂNICOS 

✏ O Rito de York 

é o rito predominante da Maçonaria Norte Americana. Sob sua égide se desenvolveram líderes da sociedade estadunidense nos principios da Liberdade Igualdade e Fraternidade

✏ .O Rito Escocês Antigo e Aceito, R∴E∴A∴A∴ ou simplesmente Rito Escocês- 

Eles descrevem a ritualística, procedimentos, listam os sinais, toques, palavras e demais instruções secretas ao público geral.

✏ O Rito Moderno 

é um rito laico da maçonaria que abriga diversas formas de filosofias como o "deísmo, panteismo e o agnosticismo", com grande difusão e prática no continente europeu, onde é conhecido usualmente por Rito Francês e também por Rito Francês Moderno

✏ O Rito de Schröder

Criado por Friedrich Ulrich Ludwig Schröder e submetido aos Mestres de Hamburgo em 29 de junho de 1801, que o adotaram por unanimidade, desde logo, conquistou numerosas Lojas em toda a Alemanha e em outros países, onde passou a ser praticado, principalmente, por maçons de origem alemã e logo recebeu o cognome de seu fundador, rito schröder.

✏ Ritual de Emulação (do original "Emulation Ritual"

 em inglês) é uma coleção de cerimônias da Maçonaria de origem inglesa. As cerimônias maçônicas que os franco-maçons praticam nas suas Lojas são procedimentos tais como abertura e fechamento da sessão, promoção na hierarquia dos integrantes, etc. Essas cerimônias são compostas por textos e procedimentos seguidos com formalidade e tradição pelos membros das Lojas.

✏ Regime Escocês Retificado, Rito Escocês Retificado (RER), ou Rito de Willermoz 

é um rito e um regime maçônico tradicional e cavalheiresco templário cristão, estruturado pelo Venerável Mestre de Lyon Jean Baptiste de Willermoz (Lyon,1730-1824, estabelecido em 1782 no Convento de Wilhelmsbad e, adotado oficialmente pela Maçonaria Brasileira

✏ O Rito Brasileiro é um rito da maçonaria reconhecido e incorporado oficialmente pelo Grande Oriente do Brasil em 1914, quando era Grão-Mestre Lauro Sodré.

✏ Rito de Mênfis

 Constituído em Montauban em França em 1815, por Franco-Maçons que em 1799 haviam participado com Napoleão Bonaparte na Missão do Egipto. A maioria dos membros que acompanharam Bonaparte na Missão do Egipto eram Maçons pertencentes a antigos Ritos iniciáticos: Philalétes, Irmão Africanos, Rito Primitivo e Grande Oriente de França. No Cairo descobriram uma sobrevivência gnóstica-hermética e no Líbano entraram em com a Maçonaria drusa, a mesma encontrada por Gérard de Nerval, remontando assim à Maçonaria "operativa" que acompanha os seus protetores, os Templários. Consequentemente, os Irmãos da Missão do Egipto decidiram renunciar a filiação maçonica vinda da Grande Loja da Inglaterra.

🌷 As Filhas de Jó Internacional, ou apenas Filhas de Jó 

é uma organização sem fins lucrativos, discreta e de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando ao aperfeiçoamento do caráter, por meio do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, da lealdade para com a bandeira do seu país, do amor filial e do serviço à comunidade.
Ela baseia-se nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante os desafios e provações pelos quais teve de passar.
O nome desta Instituição paramaçônica se refere às três filhas de Jó: 
⚘Kézia (fé), 
⚘Jemima (pureza) e 
⚘Keren-Happuck (triunfo da fé), 
que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".
Ela está presente em alguns países: Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Filipinas.

🌻 Ordem DeMolay 


é uma sociedade discreta criada por Frank Sherman Land a partir de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos. A Ordem DeMolay é a maior entidade juvenil do mundo. É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 24 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria[2], oficialmente desde 1919, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Conventos (ou Priorados) da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 queimado na fogueira junto a 3 de seus preceptores por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.
A Ordem DeMolay possui cerca de 10 milhões de membros em todo o mundo[3] e mais de 500 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa a poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da "Associação DeMolay Alumni". 
No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem frequentemente.
No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países, estando presente na Argentina, Aruba, Países Baixos, Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, França, Guam, Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e diversos outros países.

Ordem DeMolay no Mundo
No dia 8 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março (um fato que deve ser levado em consideração é que embora a Ordem DeMolay tenha sido criada no dia 24 de março de 1919, a sua comemoração é feita seis [06] dias antes, a fim de que a data possa coincidir com o martírio de Jacques de Molay). Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 24 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.

PRINCÍPIOS DA ORDEM

.Os princípios da Ordem são baseados em 7 virtudes, chamadas de 7 Virtudes Cardeais da Ordem DeMolay. Durante as cerimônias elas são simbolizadas por sete velas:

Amor Filial: é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus;
🕇 Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus e o respeito pela crença do outro, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter praticar alguma fé;
👏 Cortesia: educação, respeito e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a
 🤓  filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays possuem o seguinte pensamento: "Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade";
👣  Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um pIrmão em momentos de dificuldade. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída;
💑 Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for confiado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos ou faltar com seu juramento;
🕊Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão;
🇧🇷 Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nossa Democracia, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade;

Cada membro é incentivado a trilhar seu caminho seguindo esses preceitos, que são considerados pela Ordem como diferenciais na vida de um líder e de um Homem de Bem, também como determinantes para seu destino.


BALUARTES DA ORDEM
Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

♦Religiosa: representada pelo Livro Sagrado. Pode ser representado por qualquer livro sagrado independente da religião. Exemplo: Bíblia, Alcorão, A Torá, etc;
♦Civil: representada pela Bandeira Nacional;
♦Intelectual: representada pelos Livros Escolares;
Assim prescreve a ética de um DeMolay:

-Um DeMolay deve respeitar e crer em algum Deus;

-Um DeMolay deve honrar e respeitar todas as mulheres;

-Um DeMolay deve amar e honrar seus pais;

-Um DeMolay é honesto;
-Um DeMolay é leal a ideais e amigos;

-Um DeMolay executa trabalhos honestos;
-Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;

-Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;

-A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança.

O EMBLEMA

Durante a história, a Ordem DeMolay possuiu diferentes emblemas. O primeiro foi criado pelo fundador Frank Sherman Land enquanto ele fazia aulas de pintura em tela. Durante a formação do primeiro grupo DeMolay, ele mostrou o emblema para os jovens e eles gostaram.
O emblema atual também foi criado por Frank Sherman Land, e cada parte dele possui um significado particular.

♦A Coroa é um símbolo de moral elevada e representa a Coroa da Juventude. Ela lembra constantemente o DeMolay de suas promessas e das Sete Virtudes Cardeais.

♦As Pérolas e os Rubis adornam a Coroa, são uma homenagem ao fundador e os nove jovens criadores da Ordem DeMolay. Os pérolas foram substituídos por rubis a medida que cada membro fundador faleceu. A última pérola foi substituída em Maio de 2002, quando Jerome Jacobson morreu.

♦O Elmo é um emblema da cavalaria e representa o bom caráter.

♦A Cruz Branca de Cinco Braços é um símbolo da pureza de intenções que um DeMolay deve ter. Ele  lembra o DeMolay do lema da Ordem: "Nenhum DeMolay poderá falhar como cidadão, como líder e como homem".

♦As Espadas Cruzadas "denotam justiça, coragem e misericórdia. Eles simbolizam a incessante batalha do DeMolay contra a arrogância, despotismo, e a ignorância".

♦As Estrelas que estão ao redor da lua crescente são um símbolo de esperança. Eles nos lembram de nossos juramentos e as nossas obrigações com os outros.

OS CARGOS

Os cargos de um Capítulo são nomeados pelo Mestre Conselheiro, com exceção dos cargos eletivos.

Os cargos administrativos em um Capítulo são:

Mestre Conselheiro; efetivamente o 'Presidente' da organização, sendo seu líder e representante. É um cargo eletivo.
Primeiro Conselheiro; efetivamente o 'Vice-presidente' da organização. É um cargo eletivo.
Segundo Conselheiro; assim como o Mestre Conselheiro e Primeiro Conselheiro é um cargo eletivo.
Escrivão; responsável por toda a burocracia e administração documental de um Capítulo, é efetivamente um 'Secretário'. É um cargo nominal.
Tesoureiro; responsável por todo o arcabouço financeiro de um Capítulo. É um cargo eletivo.
Hospitaleiro; responsável pela execução das filantropias e da destinação de fundos do Capítulo para atividades sociais. É um cargo nominal.
Outros cargos ritualísticos são:

Primeiro Diácono
Segundo Diácono
Primeiro Mordomo
Segundo Mordomo
Capelão
Mestre de Cerimônias
Porta Bandeira/Porta-Estandarte
Preceptores (em número de 7)
Orador
Sentinela
Organista/Mestre de Harmonia.

PAPEL DO DEMOLEY

DeMolay, ele faz parte de uma organização muito especial, na qual ele terá a oportunidade única de experimentar uma variedade de atividades em caminhos que simplesmente não são possíveis apenas em suas escolas, clubes, igrejas e vida familiar. Por exemplo:

Atléticas – Diversão e bom condicionamento físico, essas atividades são um grande caminho para aprender a trabalhar em conjunto, ser paciente, e os valores da competição e espírito esportivo.

Social – DeMolays freqüentam casual e formalmente festas e danceterias. Isto proporciona uma grande chance para se divertir, namorar, ou mesmo encontrar novos amigos.

Serviço Comunitário – A Ordem dá oportunidade para o DeMolay fazer algo para sua comunidade. Ajudar uma família necessitada, ou fazer uma criança desesperançada a sonhar verdadeiramente. Essas oportunidades raramente não são encontradas em outras organizações.

Auto Expressão – Há algumas oportunidades na Ordem DeMolay para desenvolver a criatividade e escrever textos; conversar e desenvolver habilidade dramática, bem como a prática de outros talentos artísticos ou criatividades interessantes.

Cerimônias e Observâncias – Diferente de algumas outras organizações juvenis, a Ordem DeMolay dá a chance ao membro para participar em inspiradas e significativas cerimônias para a construção de uma fundação de valores morais e espirituais que permanecerá até o final da vida do membro. Além de ter observâncias especiais chamadas “dias obrigatórios”, que dá ao jovem tempo para observar aspectos importantes das personalidades, famílias e comunidade.

Reuniões Capitulares – As reuniões regulares do Capítulo envolverão o DeMolay nos trabalhos do Capítulo. O membro discutirá idéias e será ouvido nos debates do Capítulo. Essas reuniões incluem programas educacionais, atividades sociais e iniciação de novos membros, etc.

Liderança no Capítulo – O DeMolay também terá a oportunidade de ser um líder em seu Capítulo. Ele poderá servir como um Oficial eleito ou nomeado. Aprenderá a comandar por experiência, desenvolvendo prática em dinâmica humana, gerenciamento, orçamento, procedimentos parlamentares, comunicação efetiva, trabalho comunitário e liderar outros grupos por seu próprio exemplo.

Ritual – O Ritual DeMolay é outro importante caminho para participar em nossa Fraternidade. O Ritual nos faz especial. Enquanto outros grupos de jovens podem ter cerimônias, mas, nenhuma é mais bonita ou tão impressionante quanto as que se encontram na Ordem DeMolay. O membro terá a chance de participar e executar Cerimônias para outros; então, com essas lições especiais, eles podem ensinar, passando-as para novos membros do Capítulo. Há um consagrado grupo de Oficias e membros para executar nosso cerimonial de graus em uma conduta elevada. Esta especial marca de trabalho em conjunto é uma qualidade comum nos Capítulos DeMolay.

Trabalhando com voluntários adultos – Maçons e outros voluntários adultos servem como “Conselheiros” para cada Capítulo DeMolay. O DeMolay terá a oportunidade de trabalhar com esses líderes da comunidade, e se interar com eles nas atividades. Eles fornecem seus talentos e experiências para ajudar um ou mais jovens na Ordem DeMolay. Alguns podem também carregar com eles os princípios e tradições da Maçonaria, sob os quais nossa Ordem foi fundada. Alguns Conselheiros são membros exemplares. Por causa da sua dedicação e devoção pela Fraternidade, eles dedicam parte de seus tempos pela Ordem DeMolay.

Fonte: Trechos de varios sites.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individuais, cada um com s

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a

Uma breve história de Royal Raymond Rife

ROYAL REYMOND RIFE O homem que criou a cura do Câncer, foi chamado de “Charlatão” Imagine, por um momento, que você gastou mais de duas décadas em uma pesquisa árdua e laboriosa ..., que você descobriu um aparato  eletrônico incrivelmente simples para curar literamente todas as doenças do planeta causadas por viroses e bactérias . De fato, é  uma descoberta que poria um fim à dor e ao sofrimento de incontáveis milhões de pessoas e mudaria a vida na terra para sempre.  Certamente, o mundo médico viria correndo a você para abraçá-lo com todas as honras e recompensas financeiras imagináveis. Infelizmente, o que se constata com os maiores gênios da medicina em toda os registros da história, é que tiveram um destino  literalmente oposto à lógica esperada. Na verdade, a história da medicina está repleta de estórias de gênios traídos pelo  pensamento retrógrado e o ciúme, mas mais pateticamente, pela ganância e pelo dinheiro. No século XIX, Semmelweiss enfrentou grande resistência