Categoria: FÉ & RELIGIOSIDADE
Jesus Cristo -
O quê aprendemos com o Cristo( Ungido)?
Terça-feira,13 de julho de 2020
Por: @bimontez
Jesus Cristo, Jesus de Nazaré, Jesus, filho de José de Nazaré, Jesus filho de Maria e irmão de Tiago.
Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς, Iesous), também chamado Jesus de Nazaré, que nasceu entre 7–2 a.C e morreu por volta de 30–33 d.C., é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele como Jesus Cristo, um nome também usado fora do contexto cristão.
Desde os primórdios do cristianismo os cristãos se referem a Jesus como “Jesus Cristo“. A palavra Cristo tem origem no grego Χριστός (Christos), o qual é uma tradução do hebraico מָשִׁיחַ (Masiah), e que significa “o ungido” e é geralmente traduzido como Messias. Jesus é denominado pelos cristãos de “Cristo”, uma vez que acreditam que ele é o Messias esperado, profetizado na Bíblia Hebraica.
Embora originalmente se tratasse de um título, ao longo dos séculos o termo “Cristo” foi sendo associado a um apelido – parte de “Jesus Cristo”. O termo “cristão”, que significa “aquele que professa a religião de Cristo”, tem sido usado desde o século I.
ENSINAMENTOS
Jesus era judeu e um idealista, foi contra as tradicoes da epoca, Ele foi o escolhido por Deus como salvador de um povo, que por séculos é #escravizado!
Jesus num fazia distinção entre as pessoas que o seguia, os tratavam de igual, com amor e compaixão. Dentre as pessoas existiam: homens, mulhetes, crianças, ricos e pobres, doentes (leprosos), cobradores de impostos, ladrões e etc...
Para os lideres religiosos da epoca, Jesus era como um subversivo, um rebelde que difundias idéias contrárias as tradicoes milenares judaicas. Mas, para os teus seguidores Ele era tido como um sacerdote, um progeta, um rei e por onde caminhava arrebanhava inumeras pessoas, fazendo assim crescer o numero de pessoas, que o seguia. Um verdadeiro pastor de almas.
Assim essas atitudes, causaram um mal-estar no poder político, que sentia-se ameaçado com possiveis revoltas, por conta das altas taxas de impostos, que eram cobradas e recolhidas para o rei Herodes, e aguçou a ira dos lideres religiosos, que também temia a debadagem de fieis para o novo sacerdote- Jesus. Afinal, ele ensinava com amor e clareza os ensinamentos e mandamentos de Deus.
Jesus por desobedecer e ir contra os costrumes e tradicoes, teve como consequência a perseguição, prisão, tortura e crucificação, aos 33 anos.
Como compreender a Compaixão?
Às vezes é preciso que passemos pela dor do calor escaldante, o frio congelante, e a sede no deserto. Para compreendermos o verdadeiro proposito de Deus em nossas vidas. Jesus suportou o silêncio e a solidão, no deserto, durante sua travessia.
"Nem só de pão viverá o homem!"
" Se tiver alguma desavenca fazer as praxes!"
Renuncia- Abdicação
Renunciar à uma casa, uma família, filhos ao colo e um lar, para satisfazer a vontade de Deus.
Perceber quem somos de verdade, é reconhecer nossas falhas.
Saber pedir perdão é uma atitude nobre!
A sua felicidade é mais importante do que qualquer mudança neste mundo. Antes de querer mudar o mundo, comece por si, basta mudar suas próprias altitudes. Desenvolver o amor e o respeito ao proximo, não julgar preciptadamentes as atitides alheias, buscar na verdade, a essência do viver em paz e bem consigo e com os demais.
Deus nos deu a vida, a liberdade, Ele nos deu esta terra toda, para fazer o quê quiséssemos com ela, e com nós mesmos- livre-arbitrio.
Deus nos deu a possibilidade de acertar, mas também de errar. E isso inclui todos!
Quando exercemos nossa liberdade, podem existir consequências. Mas, nem o poder de Deus,pode cercear nossa liberdade!
Apesar das consequências não ser as que esperamos. (Assim pensava Jesus)
Jesus é o Messias, o suscessor de Deus na terra.
Jesuas não apoiava a violência. Mas, foi perseguido, preso e torturado e morto.
O novo reino será constituído por todos aqueles, que testemunharam os seus milagres.
Jesus nos ensina que antes de julgarmos e/ou apedrejarmos os outros, devemos fazer uma reflexão:
"Será que você nunca cometeu pecado?"
Jesus podia curar o corpo, e guiava as pessoas para encontrarem a cura para sua alma.
A cura para a alma ocorria por meio:
Perdão - perdoar aqueles que lhe fez mal, e a si mesmo. Se pedir forcas a Deus, Ele dá!
Deus não castiga para dar a lição.
(A #maldade foi criada e cometidada por alguns homens).
As pessoas são #livres para escolhetem seus próprios caminhos.
Jesus não julga, mas sim ajuda!
A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR OS EVANGELHOS
Jesus apontou para a necessidade de que os apostolos soubessem ler e escrever, assim orientou que os mesmo que não soubessem deveriam apre0nder, para estudarem as escrituras, e assim repassar os ensinamentos aos seguidores de Cristo.
Jesus nos ensina que: Deus esta em nós.
Cada um de nós podemos exercer o poder de cura. Assim, se tornará um ser responsável e útil, serão servidores, que estarão a serviço das pessoas necessitadas.
A servidao deve ser exercida com #amor, #respeito e #generalidade.
Quanto a tentação, seria mais cômodo se não existisse. Mas, algo que não nos afastasse de Deus, Num despertaria uma atitide, pois seguir a Deus deve ser uma #DECISÃO!
Se supor que Deus nos criou sua imagem e semelhanca, por tanto somos #LIVRES!
DEUS não castiga, Ele é amor.
Quando se tem Deus na vida, tudo fica difeente, e passa a ter um #SENTIDO
O mestre nunca #COBRA pelas obras que faz. Não cobra pelo #DOM, que Deus o concedeu!
O DÍZIMO não é uma obrigação. ( Levitico).
Jesus foi contra a tradicao religiosa, na qual proibia as mulheres de estudar as escrituras, direito reservado apenas aos homens. E foi mais além, apontou para a capacidade humana. Todos nós: homens e mulhetes, já nascemos capacitados para desenvolver qualquer atividade.
A prática leva a #perfeição!!
Ele nos ensina que aprender ler e escrever, era fundamental para compreender as escrituras por si mesmo.
" Jamais direi mentiras, nem pronunciarei palavras falsas enquanto eu viver!" (Jó)
Comentários
Postar um comentário