Categoria: TRADIÇÃO CRISTÃ-
Publicado em, 07 de Janeiro de 2020
Os TRÊS REIS MAGOS
Melchior (também chamado Melquior ou Belchior) Baltasar e Gaspar, não seriam #eis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros.
Como não diz quantos eram, diz-se três pela variedade de presentes oferecidos. Não há relatos bíblicos sobre o nome dos magos.
Na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para adorar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus".
Como três presentes (ouro, incenso e mirra), foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número, que pode ser três, quatro, doze ou até mais. São figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal.
Talvez fossem astrólogos-astrônomos (na época ainda não existia uma separação entre a Astrologia e a Astronomia), pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Segundo o registro bíblico a estrela porém não os levou diretamente a casa do menino Jesus e sim ao palácio do #cruel rei Herodes em Jerusalém na Judeia que coincidentemente desejava a morte de Jesus. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino
Jesus. A estrela parou por sobre onde estava o menino. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mateus 2:10).
Já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorrida, assim a #tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
Os Sábios que viajantes,
Belchior veio da Europa, Gaspar da Ásia e Baltazar da África.
Uma descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata:
“ Belquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz."
Na catedral de Colônia, cidade da Alemanha, encontram-se guardados os restos mortais dos reis magos, provavelmente uma das relíquias mais sagradas do mundo cristão. Nada mais a Escritura diz sobre essa história, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles.
SIGNIFICADO DOS PRESENTES- Ouro, Incenso e Mirra.
O #ouro pode representar a REALEZA (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém).
O #incenso pode representar a FÉ, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a ORAÇÃO que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2).
A #Mirra, resina antisséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o MARTÍRIO, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19:39-40).
A #exegese vê na chegada dos magos o cumprimento da profecia contida
«Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo» (Salmos 72:11).
Na antiguidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade, e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
Fonte: @todamateria e foto: Internet
Comentários
Postar um comentário