Conheça a santa protetora das mulheres que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.
Categoria: RELIGIÃO
SANTA SARA KALI
Santa Sara Kali é a
protetora das mulheres que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.
A padroeira dos #roma- Ciganos é um exônimo para roma (em singular: rom, termo que, traduzido para o português, significa "homem") e designa um conjunto de populações nômades que têm, em comum, a origem indiana e uma língua (o romani) originária do noroeste do subcontinente indiano. Também são conhecidos pelos termos boêmios, gitanos, calons (no Brasil), judeus (em Minas Gerais), quicos (em Minas Gerais e São Paulo), calés e calós.
O nome Sara é hebraico e significa princesa, senhora ou dama. Ela é o símbolo de #fertilidade, auge da contemplação feminina, para a mulher cigana. É justamente esse o motivo das orações das mulheres para que a divindade faça com que elas consigam engravidar.
Santa Sara – A Padroeira das grávidas e desesperados.
Considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos desesperados, Santa Sara conviveu com Jesus durante sua breve passagem entre os homens, ela era servente de uma das três Marias que acompanhavam Cristo em sua pregação.
📌 #História
Santa Sara de Kali
Por volta de 48 d.C, Santa Sara, juntamente com as três Marias
(Maria #Salomé, Maria #Madalena e Maria #Jacobé), José de Arimateia e Trofino foram colocados em um barco sem remo e sem qualquer mantimento e jogadis à deriva no mar para morrerem. Este ato fazia parte da #perseguição que todos os #cristãos sofreram após a crucificação de Jesus Cristo.
Diante de tal crueldade, elas concordaram que a única salvação seria a #fé, onde prometeram que se chagassem salvas em algum local, continuariam a pregar a palava do Evangelho. Passaram então a rezar constantemente pedindo a misericórdia divina, milagrosamente o barco atracou na França, hoje a cidade é conhecida como Sante Maries de La Mer
(Santas Marias do Mar).
Sara também fez uma promessa individual, a de que se conseguisse sobreviver, passaria a usar o #lenço em sua #cabeça pelo resto de sua vida, tal gesto simboliza a sua decisão de se #manterpura pelo resto de sua vida e entregar seu coração somente a Cristo e continuar assim, a missão que ele começou na Terra. Por este gesto, é que a Santa sempre recebe lenços em sua imagem quando alguma graça é alcançada por um devoto.
Sara cigana, seu nome, sua pele – A mulher que trouxe Jesus ao mundo dos homens.
O sobrenome “de Kali” diz respeito a cor de sua pele, que significa negro em hebraico. Sara era uma #cigana e #escrava, enfrentou muitos desafios até encontrar-se com as três Marias que a acolheu em seus caminhos de louvação.
A devoção dos ciganos é também devido a fé das mulheres desse povo com essa Santa, Sara foi a responsável pelo auxílio a Maria Santíssima no momento do #nascimento do menino Jesus. Portanto, as ciganas que não conseguiam engravidar ou as que queriam ter um parto tranquilo, pediam fervorosamente o seu auxílio para este momento tão gratificante e abençoado na vida de uma mulher. É de sabedoria desse povo que, quanto mais filhos uma mulher tiver, mais abençoada a sua vida será, pois a maior sorte e felicidade da vida é se sentir realizada em poder dar a luz a outra vida. Essas mulheres sempre retornavam à cidade de Sante Maries de La Mer com lenços para agradecer a ajuda recebida.
Já por sua vez, o lenço, tornou-se símbolo de #prosperidade e #saúde, e toda mulher cigana casada o tem como principal peça em seu vestuário.
Mas seus títulos não se restringem somente às gestantes, Santa Sara também é conhecida como a Santa dos desesperados, essa nomenclatura deve-se ao fato de sua presença em momentos angustiantes e importantes da história de Jesus, que foram: seu nascimento e a sua crucificação. Sendo assim, quem se encontra em desespero e à beira de perder a fé e esperança, pode depositar a sua confiança nas mãos de Santa Sara de Kali que ela ouvirá a sua dor e intercederá a seu favor.
Sara foi #canonizada no ano de 1712 d.C, a data festiva em sua comemoração é em 24 de maio.
A imagem de Santa Sara é vestida de azul, rosa, branco e dourado. São colocados na imagem adorno de flores, joias e lenços coloridos para que ela seja levada para a procissão no mar.
Os devotos buscam a obtenção das graças nos olhos da santa, pois nos olhos de Santa Sara tudo está contido: a força de Deus, a força da mãe, a força do amor da irmã e da mulher, a força das mãos, a energia, o sorriso, a magia do toque e a paz. E assim, todos que buscam graças no seu olhar, retornam sempre aos pés de Santa Sara para agradecer.
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô (lenço), o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Na Umbanda
No geral, os Ciganos promovem rituais específicos e cultuam a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, são espíritos desencarnados de homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano. Rodeados de simpatias, os espíritos ciganos atuam na cura de doenças espirituais.
📌 PALAVRAS E SIGNIFICADOS
Diklô (lenço)
DY CHUCÔ (ventre seco)
📌 Oração à Santa Sara Kali
Tu que és a única Santa cigana do mundo
Tu que sofreste todas as formas de humilhação e preconceitos
Tu que foste amedrontada e jogada ao mar para que morresses de sede e de fome
Tu sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem
Que tu sejas minha advogada diante de Deus
Que tu me concedas sorte e saúde
E que abençoe minha vida
Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo
@noticiasdeterreiro
iQuilibrio
Inst. Terap. Saber do Oriente
Foto: Reprodução
Comentários
Postar um comentário