Pular para o conteúdo principal

O que foi o tribunal do Santo Ofício?

CATEGORIA: História 



INQUISICAO CATÓLICA 


O que foi o Santo Ofício?

Na história da humanidade tivemos um período marcado por rígidas averiguações, recebeu o nome de Inquisição. Também chamada de Santo Ofício.

Começou no século XII na França para combater a propagação do sectarismo religioso, em particular, em relação aos cátaros e valdenses.
Este período compõe a HISTÓRIA DA RELIGIÃO, pois um 
tribunal eclesiástico 
instituído pela Igreja católica romana  no começo na Idade Média, no séc. XIII e XIV,  a feroz Inquisição moderna, concentrada em Portugal e Espanha, que durou do século XV ao XIX,

Em 1231 o papa Gregorio  IX– preocupado com o crescimento de seitas religiosas – criou um órgão especial para investigar os suspeitos de heresia.

 A tortura era autorizada pelo papa para arrancar confissões desde 1252. Com o fito de investigar e julgar. sumariamente pretensos hereges e feiticeiros, acusados de crimes contra a fé. Julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição.

Na Espanha de 1478, o alvo principal eram os #judeus e os #cristãos-#novos, condenados por praticarem o judaísmo. A religião foi imposta de cima pra baixo. 
Os condenados eram enviados ao Estado, para serem sentenciados, aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.
Os perseguidos, não tinham o direito de saberem quem os denunciaram. Mas podiam declarar o nome dos teus inimigos, para averiguação desse tribunal medieval.
Alguns cientistas também foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem ideias contrárias à doutrina cristã.

* Galileu Galilei,italiano,
que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo).


* Giordano Bruno, italiano, foi julgado e condenado a morte pelo tribunal.

As mulheres, que praticavam a cura por meio do uso de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias, eram chamadas de "bruxas medievais", elas sofreram muito e recebiam tratamento violento e cruel.

A lista de perseguidos também foi ampliada para incluir protestantes e iluministas, homossexuais e bígamos.

Durante o século XV, o rei e a rainha da Espanha se aproveitaram desta força para perseguirem os nobres, tirando lhes o poder de nobreza e principalmente os judeus, que eram torturados e mortos, assim  tomando-lhes seus bens. A Inquisição tornou-se numa atividade altamente  rentavel para os  da igreja.
Com um poder cada vez maior nas mãos, o Grande Inquisidor chegou a desafiar reis, nobres, burgueses e outras importantes personalidades da sociedade da época. 

No Brasil num teve tanta força, assim como foi na Europa, pois nunca chegou a ter um tribunal desses, mas emissários da Inquisição aportaram por aqui entre 1591 e 1767. 
apenas julgou alguns casos de heresia, relacionado ao comportamento dos brasileiros, no Nordeste.
Enfim o Santo Ofício durou 588 anos, deixando um rastro de milhões de pessoas torturadas, assassinadas, queimadas, decaptadas, enforcadas e empaladas (uma lança atravessava o corpo do anus à boca).  

Glossario:

Sectarismo Religioso- Seguidor de seitas
Cátaros- O catarismo foi um movimento cristão de ascese extrema na Europa Ocidental entre os anos de 1100 e 1200, estreitamente ligado aos bogomilos da Trácia. O movimento foi tão forte no sul da Europa e na Europa Ocidental que a igreja Católica Romana passou a considerá-lo uma séria ameaça à religião ortodoxa.
valdenses- Os valdenses (francês: Vaudois; italiano: Valdesi), também chamados de valdensianos, são uma denominação cristã ascética que teve sua origem entre os seguidores de Pedro Valdo por volta de 1173, em Lyon, na França. Caracterizavam-se por fazer votos de pobreza e de desapego às coisas materiais.
Protestantes- originou- se na Reforma protestantes, um movimento contra o que seus seguidores consideravam erros na Igreja Católica. Desde então, os protestantes rejeitam a doutrina católica romana da supremacia papal e dos sacramentos, mas discordam entre eles sobre a presença real de Cristo na Eucaristia.
Iluministas- O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
Homossexuais
Homossexualidade refere-se à característica, condição ou qualidade de um ser que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero.
Bigamos- Nas culturas que praticam a monogamia conjugal, bigamia é o ato de entrar em um casamento com uma pessoa, enquanto ainda é legalmente casada com outro. A bigamia é um crime na maioria dos países ocidentais, e quando isso ocorre, nesse contexto, muitas vezes nem o primeiro nem o segundo cônjuge está ciente do outro.
Nobres- classe dos nobres; aristocracia.
Aristocracia- Aristocracia é uma forma de governo na qual o poder político é exercido por nobres, pessoas de confiança dos Monarcas ou dos Regentes iniciados na visão filosófica e política de Aristóteles.
Baseada em privilégios de uma classe social formada por nobres que detém, por herança, o monopólio do poder.
Aristóteles- Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) foi um dos mais importantes filósofos gregos e o principal representante da terceira fase da história da filosofia grega “a fase sistemática”.
Aos 17 anos partiu para Atenas, e frequentou a academia de Platão. De origem aristocrática, causou admiração pelo seu comportamento requintado e pela sua inteligência. Logo se tornou o discípulo predileto do mestre, que observou. “Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos estudantes e o cérebro de Aristóteles”.

Fonte pesquisa: https://www.sohistoria.com.br/ef2/inquisicao/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-inquisicao/
http://coerenciafeminina.blogspot.com/2012/08/a-caca-as-bruxas-idade-das-trevas.html?m=1
https://www.todamateria.com.br/aristoteles/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individuais, cada um com s

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a

Uma breve história de Royal Raymond Rife

ROYAL REYMOND RIFE O homem que criou a cura do Câncer, foi chamado de “Charlatão” Imagine, por um momento, que você gastou mais de duas décadas em uma pesquisa árdua e laboriosa ..., que você descobriu um aparato  eletrônico incrivelmente simples para curar literamente todas as doenças do planeta causadas por viroses e bactérias . De fato, é  uma descoberta que poria um fim à dor e ao sofrimento de incontáveis milhões de pessoas e mudaria a vida na terra para sempre.  Certamente, o mundo médico viria correndo a você para abraçá-lo com todas as honras e recompensas financeiras imagináveis. Infelizmente, o que se constata com os maiores gênios da medicina em toda os registros da história, é que tiveram um destino  literalmente oposto à lógica esperada. Na verdade, a história da medicina está repleta de estórias de gênios traídos pelo  pensamento retrógrado e o ciúme, mas mais pateticamente, pela ganância e pelo dinheiro. No século XIX, Semmelweiss enfrentou grande resistência