Categoria: PERSONAGENS
DE SALINAS
Antônio Rodrigues, Toni ou simplesmente
"Rei da Cachaça"
Hoje nós vamos falar de uma figura emblemática de comportamento exótico e hobbies peculiares, estamos falando do empresário e maior produtor e exportador de cachaça artesanal do mundo- António Rodrigues.
🔹 GAROTO PRODÍGIO
Toni Rodrigues. Desde os 07 anos de idade se considera um empreendedor e disse que foi com esta idade que pegou gosto por criar Gambás, pois seu pai o colocou para tomar conta de um mãe, Gambá, que havia tido crias e ele ajudou a alimentar os filhotes.
🔹 HOMEM EMPREENDEDOR DE OLHAR VISIONÁRIO
Quanto à sua relação com a cachaça, ele relata que aos 16 anos já era gerente de uma fábrica de alambique e quando tinha 27 ou 28 anos começou a namora com aquela que foi sua primeira esposa, com teve quatro de um total de dez filhos.
O pai da sua namorada e primeira esposa, na época, tinha uma fabrica de cachaça e lhe falou que era um bom negócio o envelhecimento da bebida. Toni ficou a pensar no negócio e comecou a empreender nesse ramo aos 30 anos de idade.
Em entrevista a @#portaldenegócios em 2008, ele tinha 58 anos e relatou que há 51 anos era autônomo e aos 30 anos foi quando ouviu o conselho do sogro e passou a vender "Cachaça Envelhecida" à granel. Contou a forma como iniciou e conduziu seu empreendimento de sucesso.
No início eram apenas dois tonéis que ele utilizava para armazenar o liquido, comprava barato no período da Safra em Taiobeiras, cidade vizinha à Salinas, envelhecia e revendia à granel na Entre-Safra para a mesma cidade de onde adquiria. O negócio foi crescendo e ele foi ganhando espaço no mercado regional, comecou a vender para a cidade de Montes Claros a 400 km da sua cidade, com o lucro e a venda para outros município ele decidiu começar engarrafar e vender os litros de cachaça.
Toni Rodrigues conta que a marca "Boazinha" foi comprada do antigo dono Lau da Boazinha, assim transformando a na marca
"CachaçaBoazinha" que é envelhecida por dois anos e curtida em tonél de Bálsamo. Quanto a cachaça "Seleta" (ele criou e até deu dica de como escolher uma marca para algum produto), tem que ser uma palavra que da a impressão de que está "soprando". Dicas a parte, ele explicou o significado de 'Seleta", que vem de Seleção, a embalagem contém uma Águia que é o rei dos pássaros e esse nome já existia há 50 anos e com ele esta há 35 anos
(e até hoje).
O empresário contou que possui 250 funcionários
(atualmente emprega mais de 150.
Fonte:@acontecenovale), que são como amigos e que vende quinze mil dúzias por mês.
Para a equipe do @portaldenegocios Toni até se vestiu com uma de suas fantasias, de padre.
Disse ser exagerado e que gosta de ser diferente, ter o quê os outros não têm. Ele leva uma vida simples dorme pouco e lê muito, pois aprender, renovar e reciclar lhe permite um crescimento continuo e não gosta de fica na dita: "zona de conforto", disse ter como palavra-chave: "CHA"-
📍 Conhecimento
📍 Habilidade e
📍 Atitude.
O Rei da Cachaça é figurinha nas reportagens de TV e de canais na internet.
Em 2013 participou pela segunda vez no Programa do Ratinho, do SBT, no quadro: "Dois Dedos de Pros"
e deu um show de irreverência, carisma e compartilhou conhecimento sobre seu produção, a Cachaça.
O empresário e milionário reside na cidade de Salinas, município com mais 40 mil habitantes e produz mais de seis milhoes de litros por ano e exporta para oito países, como: China, Estados Unidos, Alemanha, Itália,Uruguai, Portugal, Nova Zelândia e França.
🔹UM HOMEM EXCÊNTRICO
Como bom comerciante produz os tonéis onde armazena a a Cachaça e tem uma engarrafadora, é devoto de São Francesco, todo anos visita a Lapa e o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, cria animais exóticos e se veste com roupas excêntricas. Ele tem um guarda-roupa peculiar e
uma coleção de animais, sao:
📍 84 Cachorros;
📍 3 Jiboia, uma tem até nome: "#Catarina";
📍 1 Sucuri;
📍 2 Cascavel;
📍 5 Gambás;
📍 36 Mulas.
A coleção peculiar se estende para objetos e plantas, como 60 bicicletas e 500 pés de Arruda,
10 casas, sendo distribuídas 50 pés em cada casa. Toni expressou o desejo de comprar um jatinho com capacidade para 50 passageiros e um helicóptero, para facilitar seus negócios no exterior. Como bom produtor e apreciador da bebida, disse que tem um hábito diário, ele toma três doses: uma de manhã, uma à tardee e uma à Noire.
🔹 TONI: O HOMEM DE VIDA SIMPLES E JEITO POPULAR
Em 2014 concedeu entrevista ao repórter Gérson de Souza, para o Programa Domingo Espetacular, da Record TV. António Rodrigues contou sua história e mostrou como é o seu dia-a-dia é a relação com seus animais, um tanto peculiar. Na entrevista mostrou seu xodó a jibóia Catarina, diz
(Foto: Reprodução)
"conversar com o canavial", na verdade é o seguinte: A cana quando esta no ponto bom para colheita racha na base, próxima à raiz e assim emite um barulho de trinca audivel, mistério desvendado.
O empresário mostrou seus
cachorros, búfalos, mini-cavalos. E vestido ve branco, como o costume de toda segunda, quarta e sexta-feira, passeou pela cidade no lombo da sua mula e com seu ramo de Arruda na orelha, distribuiu dinheiro aos conhecidos, falou sobre seu sorriso, disse ter 25 dentes de ouro maciço à seis mil cada, uma
"boca de ouro" num valor de 150 mil reais. Toni num é discreto e gosta de exibir seu patrimônio conquistado pelo fruto do seu empenho, sua mente inteligente e olhar visionária, ele possui características que o diferenciam como a gargalhada marcante, se destaca como um exímio contador de historias, solta "frases prontas" a cada prosa, diz ser detalhista e aparenta ser muito racional, além de generoso ao ajudar as pessoa. Como o senhor Lúcio Carroceiro, qie mora no bairro: Vila Canaã.
O rapaz que aparece na foto é Willian, filho de dona Maria.
(Foto: Reprodução)
🔹CASO DE. POLÍCIA
Há quase seis anos atrás um episódio marcoua trajetória do empresário criador das marcas de cachaça Seleta, Saliboa e Boazinha, na manha de uma terça-feira 12 de Agosto de 2014,
(Foto: Reprodução)
Toni Rodrigues, da Seleta, o maior cachaceiro do mundo foi preso por suspeita de pedofilia e tentativa de homicídio . Mas este será assunto para uma próxima publicação.
Nesta vou me ater ao seu lado de empreendedor visionário à empresário de sucesso conhecido mundialmente.
🔹 UMA SÍNTESE do Rei da Cachaça.
"Antonio Rodrigues, fundador e presidente da Seleta, a cachaça artesanal mais vendida e consumida do país, é uma figura folclórica para muitos, mas para outros é inspiração de empreendedorismo inteligente. De grande barba grisalha, chapéu, um galho de arruda atrás da orelha e prosa impagável, Rodrigues costuma circular pela cidade montado em uma de suas mulas. A Seleta nasceu na cidade de Salinas em MG. Muitos garantem que só a bebida desse remoto lugar no sertão do norte mineiro pode ser chamada de cachaça, o ‘resto é pinga’. A cidade é tão conhecida por sua produção de cachaça que possui um Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça.
Com quase 40 mil habitantes, Salinas é uma cidade pequena, mas que abriga vários produtores de cachaça de qualidade, por isso é conhecida como a Capital Mundial da Cachaça. A história de Toni Rodrigues e sua paixão pela cachaça começaram há mais de 40 anos. Através de muita luta e desafios, o empresário visionário mudou o cenário da então ‘pinga’ que dominava o mercado, para apresentar ao país cachaças de grife e qualidade ímpar. Para ele, o segredo do #sucesso consiste em três palavrinhas: #Conhecimento, #Habilidade e #Atitude.
“Estar dentro de toda essa historia me traz uma recompensa muito grande, sou feliz por ter dado início a essa fase que tanto valorizou a cachaça no Brasil”, declara o fundador da Seleta.
No início, Rodrigues apenas envelhecia a cachaça e vendia a granel ali mesmo pela região. Depois começou a engarrafar e os clientes não paravam de chegar. Logo depois adquiriu uma fábrica com um grande canavial. Com visão estratégica e enfrentando vários desafios e aprendizados, o ‘rei da cachaça’ investiu trabalho e dinheiro no desenvolvimento da empresa e foi crescendo de maneira saudável e consciente, até alcançar a posição de maior produtor brasileiro de cachaça artesanal. Os processos que são a alma do negócio, como a fermentação, destilação, envelhecimento e engarrafamento ainda são feitos no mesmo estilo de antes, ou seja, de forma artesanal para não perder a essência da bebida."
(Antonio Rodrigues Seleta 2019 - Cachaça Seleta.)
Fonte:
https://youtu.be/FCuX_4-PBDw
📎https://youtu.be/AuBOChLtnQc
📍 parte 2: https://youtu.be/PPBdNY1POG0
📍parte 3: https://youtu.be/U9ag4VC9q8M
https://youtu.be/QpriAZGDiN0
https://youtu.be/_rKUq-R2MOY
https://youtu.be/r3ZxWE0qnXQ
https://youtu.be/gV7tl4S6UFQ
https://youtu.be/4i5iFrh9hkA
https://youtu.be/DUo6lfISeLE
Comentários
Postar um comentário