Categoria: Série: Religiões do Fundo.
Sikhismo
Uma das dez maiores do mundo, com cerca de 20 milhões de adeptos.
O Sikhismo teve como fundador e mestre o Guru Nanak no século 16, na província de Punjab, Índia. Ela é #monoteísta e possui alguns elementos próprios além de traços do islã e hinduísmo.
Do trabalho e ensinamentos de Nanak nasceu uma nova religião, que tem como ideia fundamental o apostolado dedicado. A palavra #sikh, na verdade, significa '#discípulo'.
#Guru #Nanak, como se tornou conhecido, foi seguido em sucessão por outros nove líderes sikhs, ou gurus, sendo o último da linhagem o Guru Govindsingh. Os ensinamentos e , os dizeres, os hinos de todos os gurus eram anotados no #livro #sagrado dos #sikhs, chamado de o #Grande #Saheb. Este livro é #atualmente considerado como o #Guru. Uma cópia é mantida no altar do templo de cada sikh, sendo tratada com grande veneração pelos devotos.
As principais #características dos #ensinamentos #sikhs são as seguintes:
✔#Deus é um Poder e Inspiração permeando todas as coisas. Referem-se a Ele como #Sat #Nam (literalmente, o Uno Nome Verdadeiro), ou então é mantido sem nome. As pessoas, dizem que os sikhs, não deviam presumir conhecer Deus pelo nome.
✔O mundo, como o vemos, é uma ilusão. Sua verdadeira natureza está além da concepção humana e, portanto, todo o nosso conhecimento do mundo é parcial e efêmero. A única forma de obtermos o verdadeiro conhecimento é nos tornarmos absorvidos na consciência de Deus. Das práticas que levam a esta absorção no Divino, uma das mais importantes é a meditação na Luz Divina (Jvoti) e nos Gurus que foram personificações desta Luz.
Em sua primeira visão de Deus, foi dito ao jovem Nanak que repetisse frequentemente o nome de Deus, presumivelmente as palavras Sat Nam. Consequentemente, o sikhismo dá grande importância a esta prática (conhecida como japa) como uma outra chave para a realização divina.
Devido às condições da época de seu prematuro desenvolvimento, a #religião #sikh tem #certos #aspectos #marciais, como demonstrado em seu aspecto exterior. #Coragem, #disciplina e #dedicação à #causa são muito exaltadas.
Além disso, a ciência sagrada ensina que um livro, não importa o quão santificado seja, nunca deve ser considerado como o único professor espiritual. As escrituras não podem transmitir as mais profundas verdades e não devem, por certo, ser jamais cultuadas. Então, é provável que alguns modernos buscadores sikhs encontrem em Sai Baba o que seus antepassados encontraram nos dez Gurus que existiram.
Fonte:http://trilhandocaminhosdeluz.blogspot.com/2013/12/dharma-sikh-ou-sikhismo.html?m=1
Comentários
Postar um comentário