Pular para o conteúdo principal

Conheça a história do ministério de Salinas.

Categoria: História


História da Cidade de Salinas


Hoje vou com partilhar com vocês  a história do município de Salinas-MG. Cidade esta que moro desde Março/1999, quando meus pais regressaram para o recanto de suas origens.

As informações contidas nesta publicação são extraidas do INFMG , Instituto Federal do Nomte de Minas Gerais no Campus de Salinas. Então  vamos para a história.


Foto 01

(Foto 01 - Foto antiga de Salinas)


Em 04 de outubro de 1887 pela Lei 3.485 a Vila de Santo Antônio de Salinas foi elevada a categoria de cidade. Em 14 de julho de 1891, sob a presidência da Câmara Municipal, foi aprovado o estatuto do município de Santo Antônio de Salinas.  

Em 07de setembro1923 é mudada a denominação de Santo Antônio de Salinas para SALINAS/ MG, e no ano de 1932 tomou posse o primeiro prefeito municipal (nomeado), Doutor Clemente Medrado Fernandes.

Foto 02

(Foto 02 - Vista área da cidade de Salinas, Fonte: Arquivo do IFNMG. )


Salinas está em uma região de clima semi-árido predominantemente quente por quase todos os meses do ano, que se caracteriza por um período de seca marcante, com chuvas mal distribuídas e um outro período de chuvas torrenciais e espaçadas. A temperatura média de verão gira em torno dos 33,0° c, enquanto a de inverno fica por volta dos 18,0° c. 

Foto 03

(Foto 03 - Vista da cidade de Salinas, Fonte: Arquivo do IFNMG.)


O município fica localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha, formando a Sub-Bacia do Rio Salinas com os rios Matrona, Salinas, Bananal e Caraíbas, sendo os três últimos perenizados pelas barragens de mesmo nome que deságua à margem esquerda do Rio Jequitinhonha no município de Coronel Murta/MG. 

Foto 04

(Foto 04 - Centro Cultural João Costa, Fonte: Arquivo do IFNMG)

Foto 05(Foto 05 - Barragem da cidade, Fonte:  Arquivo IFNMG.)

 

Sua vegetação é basicamente formada por caatinga, cerrado e matas cadusífólicas. 

Foto 06 (Foto 06 - Rio Bananal, Fonte: Arquivo IFNMG)


A evolução urbana da nossa cidade tem apresentado significativos progressos, acompanhando a dinâmica da vida moderna e em decorrência dos constantes empreendimentos de nossa municipalidade nas últimas décadas. 

Foto 08(Foto 07 - Mercado Municipal, Fonte: Arquivo IFNMG.)


A Cachaça de Salinas

O crescimento da produção de cachaça genuinamente nacional é destaque no Brasil e no Exterior e representa cerca de 80% do segmento de destilados, sendo que a produção de cana-de-açúcar no Brasil, somente para a fabricação de cachaça, chega a 10 milhões de toneladas por ano, o equivalente a uma área plantada de 125 mil hectares. 

Os produtores de Salinas também são atores deste mercado e respondem por uma das principais atividades econômicas do município que gera emprego e renda, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da região.

 A cachaça começou a ser produzida em Salinas com a chegada dos primeiros fazendeiros que seguiram os rastros da pecuária. Alguns deles, que vieram da Bahia no século XIX (entre 1880 e 1890) com algumas cabeças de gado e escravos, passaram a desbravar as redondezas e reservar áreas de suas fazendas para o plantio de cana.

 

Intitulada CAPITAL MUNDIAL DA CACHAÇA, Salinas é terra de gente acolhedora, amiga e receptiva. Sempre de braços abertos àqueles que prestigiam a nossa cidade com sua presença.

Foto 09 (Foto 08 - Alambique de cobre usado para a produção da cachaça, Fonte : Arquivo  IFNMG.)

 

Localização

Salinas fica situada no Norte de Minas Gerais, região Fisiográfica do Chapadão do Itacambira – Vale do Jequitinhonha, Micro Região do Alto Rio Pardo, área de abrangência da SUDENE e CODEVALE. 

Foto 10
Foto 09 - Mapa do Norte de Minas

 

População

41.349 habitantes (segundo dados do IBGE/2018 )

 

Distância de algumas cidades até Salinas 

Belo Horizonte / MG

649 km

Montes Claros / MG

223 km

Salvador / BA

776 km

Vitória da Conquista / BA

253 km

Porto Seguro / BA

492 km

Brasília / DF

914 km

Rio de Janeiro / RJ

1048 km

São Paulo / SP

1241 km

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individuais, cada um com s

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a

Uma breve história de Royal Raymond Rife

ROYAL REYMOND RIFE O homem que criou a cura do Câncer, foi chamado de “Charlatão” Imagine, por um momento, que você gastou mais de duas décadas em uma pesquisa árdua e laboriosa ..., que você descobriu um aparato  eletrônico incrivelmente simples para curar literamente todas as doenças do planeta causadas por viroses e bactérias . De fato, é  uma descoberta que poria um fim à dor e ao sofrimento de incontáveis milhões de pessoas e mudaria a vida na terra para sempre.  Certamente, o mundo médico viria correndo a você para abraçá-lo com todas as honras e recompensas financeiras imagináveis. Infelizmente, o que se constata com os maiores gênios da medicina em toda os registros da história, é que tiveram um destino  literalmente oposto à lógica esperada. Na verdade, a história da medicina está repleta de estórias de gênios traídos pelo  pensamento retrógrado e o ciúme, mas mais pateticamente, pela ganância e pelo dinheiro. No século XIX, Semmelweiss enfrentou grande resistência