Categoria: CONCEITO DE...
NECROPILITICA
Por: Gabriel Geraldo Oliveira, Professor e Psicanalista.
"Uma avaliação do Psicanalista e Filósofo Erich Fromm a respeito da Necrofilia (amor a Morte), após uma análise sobre o caráter de Adolf Hitler. Uma proposta para nos analisarmos enquanto sociedade nesse momento de pandemia e, sobretudo, analisarmos os nossos governantes.
“Enquanto a vida se caracteriza pelo crescimento numa maneira estruturada e funcional, a pessoa necrófila ama o que não cresce, tudo que é mecânico. É impelida pelo desejo de transformar o orgânico em anorgânico, de aproximar-se da vida mecanicamente, como se todas as pessoas vivas fossem coisas. Memória em vez de experiência; ter em vez de ser, é o que interessa. O necrófilo pode relacionar-se com um objeto – uma flor ou uma pessoa – somente para possuí-la; por isso, uma ameaça a sua posse é uma ameaça a ele mesmo. [...] Ele gosta de controle, e no ato de controlar, ele mata a vida. Teme profundamente a vida por ela ser, por sua natureza, desordenada e incontrolável. ‘Lei e ordem’ são para ele ídolos – tudo que ameaça a lei e a ordem é sentido como um ataque satânico aos seus valores supremos.” (FROMM, 1947a, p. 43; apud: GNISS, 1995, p. 87s.)
“A necrofilia constitui uma orientação fundamental; ela é uma solução para a vida que se acha em contradição completa à própria vida; é a mais mórbida e perigosa das orientações de vida de que o homem é capaz. Ela é a verdadeira perversão: enquanto via, não ama a vida, mas a morte, não o crescimento, mas a destruição. A pessoa necrófila, se ousa tomar consciência do que sente, expressa o lema da sua vida ao dizer: ‘Viva a morte!” (FROMM, 1947a, p. 48; apud: GNISS, 1995, p. 88)."
Compreendeu??
Compartilhe essa publicação para seus familiares e amigos também possam entender o conceito de necropolica!!!
Comentários
Postar um comentário