Categoria: Serie: Religiões do Mundo.
As Religiões tradicionais chinesas:
Xintoísmo
Xintoísmo remete, originalmente, a um estado de espírito que, posteriormente, foi elevado a religião, a única que pode ser considerada, de forma genuína, de origem japonesa, pois ela originou-se quase que praticamente com a população da terra do Sol Nascente.
A religião xintoísta incorpora em suas práticas, o espiritismo que está presente em várias vertentes pré-históricas da ilha, sendo que tais vertentes poderiam tanto ser locais como regionais. Ela somente se institucionalizou com a chegada de outras vertentes ao território japonês, como o confucionismo, o budismo e o daoísmo, movimento este que se iniciou no século VI. As práticas xintoístas, no entanto, só foram descritas 3 séculos mais tarde, no século VII, e alguns trabalhos permaneceram até o século VIII. O Xintoísmo pode ser definido como uma religião que preza pelo culto à natureza, aos que já morreram e adota o sistema politeísta, isso é, adoram mais de uma figura divina,
A crença em Kami também é uma característica dos Xintoístas, que é uma essência – ou um espírito- que pode se revelar das mais diversas formas: desde da forma humana, animal e, até mesmo, em forças da natureza, tais como rios, montanhas, rochas, entre outros. Isso explica o contato íntimo dos Xintoístas com a natureza, e a sua devida valorização por parte deles.
O xintoísmo enxerga o homem como um ser “puro” e “limpo”, e, por conta disso, pode ser considerado como um participante dos ideais de Kami.
As forças do mal que podem atingir o homem, seja por meio do pecado ou de outros ou a falta de moral do fiel, faz com que o xintoísta pare de pertencer ao mundo onde a felicidade e a bondade reina, porém, com o direito do regresso, depois do reconhecimento dos erros e o seguinte arrependimento deles.
Fonte: http://religiao.culturamix.com/religioes/xintoismo/
Comentários
Postar um comentário