Pular para o conteúdo principal

Apenas a Religião pode ser o meio para construção de uma conduta ética?

Categoria: Opinião 

Apenas a Religião pode ser o meio para construção  de uma conduta ética?

O mundo é repleto e diverso quando o assunto é  religião.  Mas, especificarmos no monopolio religioso em determinados continentes percebemos que esta é  quem conduz e dita regras de conduta e vivência entre as pessoas.

O mundo comporta as mais variadas formas de cultuar uma divindade, um ser de luz. No continente Americano destacamos o Cristianismo que aportou aqui vindo nas expansões maritimas dos portugueses, espanhóis e ingleses. 
No continente asiático vou destacar o Budismo como  religião  de maior adeptos.
No continente que situa o Oriente Médio a Religião  predominante é  o Islamismo, recentemente na historia vimos uma guerra Civil na Siria, onde Cristão foram expulsos do territorio por adeptos do Islã. Muitos foram os que perderam a vida em embarcações maritimas em condições
precárias . 
No continente Africano vou dar destaque ao Candomblé o culto aos orixás, seres ancestrais.  

Não  que nestes paises num exista uma diversidade religiosa, mas há aquelas que tem maior adeptos e por esta razão que destaquei essas. Falando do Brasil que é  um berço da diversidade religiosa. 

Antes mesmo dos portugueses aportarem aqui com o Cristianismo, os Índios já  faziam um culto ao deus natureza com a prática do Xamantismo. Mas, ao Serem catequizado e obrigado a deixar de praticar sua religião milenar e ancestral, hoje em dia existe uma luta de resgate e manutenção da cultura indigena. Ainda aqui no Brasil putro pilar religioso susyentato são  de origem afrocana como o  Candomblé e a Umbanda (esta se originou aqui e agrega conceitos do Candomblé, Cristianosmo e Espiritismo). Por tanto os brasileiros gozam de uma liberdade para professar tua fé, há judeus, budista, espiritas, macons, islamista e ateu, quem num acredita na existência  de um Deus.

É  preciso saber que ao aderir e se tornar membro de uma determinada entidade religiosa, você tem que ter em mente que esta tem seus ritos próprios, a prática  de 'sacrifício" (sentido figurado) e indicações , costumes e regras. Fazer parte de um grupo religioso requer entrega e compromisso, até para evitar que os demais julgue o grupo por conta de uma atitude errada isolada. Se para você professar tua fé e elevar teu espirito for preciso frequentar um templo religioso, o faça com responsabilidade e empenho, do contrário busque dentro de si a paz de que tanto deseja!!

Deus lhe deu o livre-arbitrio, você  faz tuas escolhas. Ele nunca nos impôs regras, para segui-lo. A tua religião é  o #AMOR!!

AMOR:
ao proximo;
as criaturas;
aos homens e mulheres;
aos idosos e d'EFICIENTE;
aos Eunucos e todos ps seres de orientação sexual diferente;
ao meio ambiente e animais;

Nos ensinou o valor do perdão, que cura e liberta a alma;
Caridade, recorrer em assistência aos mais necessitados;
Trabalho em prol do bem comum;

Enfim, a fé  é  o combustivel de um corpo anímico. A oração alimenta o espirito e conecta você com o Criador, o nosso Pai de puro amor e misericórdia.

Aquele que crer na sua boa ventura, pratica o bem, e justo em suas atividades de labor, num trapaça, num tem a ganância do lucro pelo lucro, mas sim pelo o quê  é justo!!!
Quando você  julga por conta da  Aparência.

A Aparência não e quesito pra julgar ninguém, roupa não define caráter, a moral num vem da religião, a ética é fundamental nas relações pessoais, a honestidade é  o pilar que sustenta uma conduta ética, a moral como virtude eleva teu grau de personalidade humana.
Respeito e tudo!!

A religião pode servir como base, mas o conhecimento  adquirido  por meio do estudo, da vivência familiar e ibterpessoal são também pilares de sustentação de uma conduta ética. 
Você  já   deve ter ouvido a frase: 
"A palavra ensina, mas o exemplo arrasta!!"

Quando o assunto é  religião  de nada adianta falar que frequenta determinado templo, se você  num pratica  tua fé e nem põe em favor dos leigos todo conhecimento teologico adquirido!!

Outro ponto a ser exposto é  o Fanatismo religioso, quando você toma por verdade absoluta apenas a tua religião. Assim menospreza e diminui a fé  alheia, há  casos em que ocorre perseguições fatais. Estamos falando do poder que areas da sociedade exercer sobre as demais pessoas, sem contar na questão  do consumo de bens e serviços direcionado ao público alvo. Politica, Religião, Comunicação, Time de Futebol são como ferramentas de manuseio e controle social, redirecionamento de oferta de servicos de consumo e a geração  do acúmulo de capital, num sociedade de consumo. Se liga e tome cuisado com os exageros, busque pelo seu PONTO DE EQUILÍBRIO  S PAZ INTERIOR!!


Lembrando que o fato de pertencer a uma denominada entidade religiosa não o torna um santo pu um deus. A fé é  individual, mas a pratica pode ser coletiva. As mudancas tem que partir do seu interior para melhor o mundo externo e deixa lo mais bonito e em Paz!!

Forte abraço! 🌻

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra?

RECORTES DA HISTÓRIA Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra Jaime VI & I (Edimburgo, 19 de junho de 1566 – Cheshunt, 27 de março de 1625) foi o Rei da Escócia como Jaime VI e Rei da Inglaterra e Irlanda pela União das Coroas como Jaime I.  James nasceu em 19 de junho de 1566, no Castelo de Edimburgo, Edimburgo, Escócia e  Morreu em  27 de março de 1625 aos 58 anos, na Casa Theobalds, Cheshunt, Hertfordshire, Inglaterra Seu Enterro ocorreu na Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra em 7 de maio de 1625 Seus Pais: Henrique Stuart, Lorde Darnley e Maria da Escócia Religião Protestantismo Sua Esposa foi Ana da Dinamarca e seus  descendentes foram Henrique Frederico, Príncipe de Gales Isabel da Boémia Margarida da Escócia Carlos I de Inglaterra Roberto, Duque de Kintyre Maria de Inglaterra Sofia de Inglaterra Viveu na Casa Stuart Ele reinou na Escócia desde 1567 e na Inglaterra a partir de 1603 até sua morte. Os dois reinos eram estados soberanos individuais, cada um com s

O que é um AVC?

SAÚDE O AVC (Acidente Vascular Cerebral), de forma geral, é a morte de células do cérebro, que acontece pela interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Essa falta de circulação do sangue pode ocorrer de duas maneiras: AVC hemorrágico : quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue na região e interrompendo o fluxo sanguíneo apropriado. AVC isquêmico : pode acontecer quando há o entupimento de um vaso sanguíneo, devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes. Ou então quando um coágulo migra para um vaso sanguíneo cerebral e limita o fluxo de sangue, o que vai "matando" as células que não recebem nutrição. Sintomas Os sintomas são iguais para homens e mulheres. Alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incoordenação ou incapacidade de movimentar uma parte do corpo —geralmente braço e perna de um lado só do corpo —, e dormência na face, braço ou perna estão entre os sinais mais marcantes da doença. O paciente ainda pode a

Uma breve história de Royal Raymond Rife

ROYAL REYMOND RIFE O homem que criou a cura do Câncer, foi chamado de “Charlatão” Imagine, por um momento, que você gastou mais de duas décadas em uma pesquisa árdua e laboriosa ..., que você descobriu um aparato  eletrônico incrivelmente simples para curar literamente todas as doenças do planeta causadas por viroses e bactérias . De fato, é  uma descoberta que poria um fim à dor e ao sofrimento de incontáveis milhões de pessoas e mudaria a vida na terra para sempre.  Certamente, o mundo médico viria correndo a você para abraçá-lo com todas as honras e recompensas financeiras imagináveis. Infelizmente, o que se constata com os maiores gênios da medicina em toda os registros da história, é que tiveram um destino  literalmente oposto à lógica esperada. Na verdade, a história da medicina está repleta de estórias de gênios traídos pelo  pensamento retrógrado e o ciúme, mas mais pateticamente, pela ganância e pelo dinheiro. No século XIX, Semmelweiss enfrentou grande resistência